Outros | UFMS | 11/07/2020 08h28

Editora UFMS lança mais três livros disponíveis de forma gratuita

Compartilhe:

Já estão disponíveis para download gratuito mais três obras do edital Publica 2019. “Ações como o edital Publica UFMS são de fundamental importância para estimular a difusão do conhecimento científico-intelectual produzido no âmbito institucional. É uma oportunidade que a Editora oferece aos pesquisadores, professores e técnicos-administrativos para que eles possam dar visibilidade aos resultados de suas pesquisas, por meio da publicação de suas obras em formato digital”, afirma a chefe da Divisão da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques.

Educação em Direitos Humanos: contribuições para sua efetivação é o título da obra organizada pelos professores da Faculdade de Direito Ynes da Silva Félix e José Paulo Gutierrez e pelo administrador e servidor da UFMS Devanildo Braz da Silva. De acordo com os organizadores, o livro contempla uma coletânea de estudos realizados no curso de pós-graduação nesta temática oferecido pela UFMS, com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. “Neste livro estão reunidos artigos selecionados dentre os trabalhos de conclusão do curso e que abordam uma pluralidade de universos relacionados aos Direitos Humanos e à Educação”, explicam os organizadores. “Entendemos que a presente publicação, sem pretensão de esgotar as discussões sobre o tema, enriquece e engrandece a cultura da educação em direitos humanos, auxiliando na formação e na difusão do conhecimento em torno dos direitos humanos. Esperamos que os conteúdos tratados no livro sirvam para todos aqueles que atuam na área”, finalizam.

Outras temáticas abordadas foram a economia e os recursos renováveis, na obra Avaliação de projetos de energias renováveis: uma comparação do custo de capital entre Brasil e Espanha. No livro, o autor Sérgio Paiva aprofunda sua pesquisa de doutorado e desenvolve avaliações dos projetos comparando dois cenários econômicos distintos. “O objetivo foi fazer uma comparação do curso de capital em projetos nos dois países, sendo que no caso brasileiro, a taxa Selic do período analisado foi tratada como melhor taxa referencial para avaliação de projetos. Já no caso europeu, a taxa referencial de juros o Euribor, que demonstrou, nos últimos anos, períodos estáveis”, comenta o autor. No caso brasileiro, a avaliação foi realizada com base em uma planta sucroenergética brasileira. No caso europeu, foi utilizada uma planta industrial central térmica. Paiva é professor do campus de Três Lagoas.

A viagem de Gustave Flaubert ao Egito: ensaios sobre os usos do passado na história e na literatura é o título do livro de Nathalia Monseff Junqueira. Na obra, a autora traz análises do livro de Flaubert – Viagem ao Egito – abordando a sua contextualização histórica e misturando história e literatura com o objetivo de trazer à tona o tema sobre usos do passado por estudiosos modernos e contemporâneos. “Este livro é o resultado de leituras que me permitiram debruçar sob um novo campo aberto ao estudo da Antiguidade Oriental, denominado de usos do passado. Essa vertente apresenta a preocupação de entender como houve a manipulação do passado por grupos no poder para legitimar seus discursos e suas práticas vigentes, e é dentro dessa perspectiva que este livro se insere”, explica Nathalia que atua no corpo docente do curso de História do campus do Pantanal.

Lançado em 2019, o edital Publica UFMS tem como objetivo estimular a produção e a divulgação de conteúdos digitais, bem como melhorar a qualidade das publicações de servidores da Universidade, dando visibilidade às publicações produzidas. Já foram lançados 16 livros que podem ser conferidos gratuitamente nos seguintes endereços: https://editora.ufms.br/ e https://bibliotecas.ufms.br/acervos/repositorio-institucional/

De acordo com a chefe da Divisão da Editora UFMS, até o final deste mês devem ser lançados as duas últimas obras contempladas no edital Publica 2019, totalizando 21 livros eletrônicos veiculados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS