Outros | Da Redação/Com Diário Online | 15/05/2013 13h05

Corumbá é incluída no Sistema Nacional de Cultura

Compartilhe:

O Diário Oficial da União divulgou o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura assinado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura, que inclui Corumbá no Sistema Nacional de Cultura. O documento foi assinado no dia 31 de março pelo prefeito Paulo Duarte e pelo Secretário de Articulação Institucional (substituto) do Ministério, Bernardo Novais da Mata Machado.

O acordo tem por objetivo estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura, com a implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência do Município.

Para a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, o acordo significa melhorias para o município. "Já estamos ligados ao Sistema Nacional de Cultura e isso é um dos passos para que o Plano Municipal de Cultura que foi assinado pelo prefeito Paulo Duarte, entre realmente em vigor", apontou.

"Agora que já estamos dentro do Sistema Nacional de Cultura, vamos poder realizar algumas ações, como a Conferência Intermunicipal, que vai acontecer junto com o São João, nos dias 22 e 23 de maio, e com a participação dos municípios de Rio Verde, Aquidauana, Anastácio, Ladário e provavelmente Porto Murtinho. Com isso conseguiremos construir um Plano de Cultura do Pantanal", explicou Márcia.

O acordo vai permitir também a realização do 1º Festival da Viola de Cocho, um evento em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), marcado para o dia 22 de maio.

"Neste evento contaremos com a presença de um grupo de cururueiros de Cuiabá que virão para promover uma troca de saberes com os cururueiros da nossa região, uma vez que estamos trabalhando a salvaguarda da viola de cocho", concluiu Márcia.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS