Outros | Da Redação/Com Dourados News | 02/11/2013 16h22

Alunos e professores da UFGD agitam cenário cultural de Dourados

Compartilhe:

Nesta semana, acadêmicos e docentes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão participando de diversas atividades culturais na cidade.

Hoje e amanhã, dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Trupe do Pibid Artes Cênicas apresenta o espetáculo “A Ideia que Muda o Mundo”, dentro da programação do evento XXIX Uniarte, promovido pela Unigran. A peça trata de valores universais do ser humano, como a amizade, a solidariedade, o respeito e a compreensão mútua, e da importância destes para que cada pessoa alcance seus objetivos na vida. O texto é de Cesar Sinício; e no elenco estão Ana Carolina Sinicio; Antonio Oliveira; Bruno Lima; Larissa Sampaio; Lays Cássya e Odulio Gonsalves. A direção geral do espetáculo é dos professores Carla Ávila e José Parente. As apresentações acontecem às 9 e às 15 horas, no Pátio da Unigran, com entrada franca.

Já ontem, dia 30 de outubro começou uma temporada de apresentações do espetáculo “Nada a declarar, a não ser que chove”, da Cia. Avatz, formada por acadêmicos e docentes do curso de Artes Cênicas da UFGD. As apresentações acontecerão no Teatro Municipal de Dourados, de 30 de outubro a 03 de novembro, às 20 horas. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, após as apresentações, haverá debates sobre o processo de criação do espetáculo e o processo de trabalho da Cia. Avatz.

No sábado, dia 2 de novembro, a Cia. Avatz vai oferecer uma palestra com o tema “A Arte Contemporânea, o Teatro Pós-Dramático e as Novas Tecnologias”, no Teatro Municipal de Dourados, às 17 horas. O grupo ainda vai realizar uma oficina sobre “O Teatro-performático e as novas tecnologias”, de 12 a 15 de novembro. Essas atividades da Cia Avatz estão sendo financiadas pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul/2013.

No dia 6 de novembro, às 20 horas, no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD (Caixa Preta), será realizado o Cena Debate I – o teatro brasileiro em discussão. O debate está sendo promovido pela turma da disciplina Teatro Brasileiro, do curso de Artes Cênicas da UFGD. O tema é o teatro no Brasil, no século XIX, a partir da obra “O Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena. Participarão da mesa os professores Rogério Pereira, da FACALE, Eudes Leite, da FCH, e Simone Becker, da FADIR.

Além dessas atividades que vão acontecer nos próximos dias, na última terça-feira alunos de Artes Cênicas que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fizeram uma série de apresentações na Caixa Preta. Os acadêmicos do PIBID encenaram breves roteiros que foram construídos junto com os alunos das escolas públicas de Dourados atendidas pelo programa. As cenas abordavam vivências e experiências dos próprios alunos, a partir do tema “Quem Acredita em Mim Aqui?”. Os roteiros foram “Nós e nossos sonhos” e “Somos quem podemos ser”, da Escola Estadual Professor Alicio de Araujo; “Divercity” da Escola Estadual Floriano Viegas Machado; “Em outras palavras, amizade”e “Marca(s) do tempo” da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos; e “A nossa casa”, da Escola Estadual Professor Daniel Berg.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS