Orquestra | Da Redação/Com O Progresso | 26/08/2015 19h59

Orquestra de violas emociona no Festival América do Sul

Compartilhe:

Uma orquestra de violas, à beira do Rio Paraguai, tocando sob um belíssimo pôr-do-sol. Este foi o cenário da Arena do Porto Geral no último dia de Festival América do Sul Pantanal (Fasp), em Corumbá. A Orquestra Corumbaense de Viola Caipira do Serviço Social do Comércio (Sesc) se apresentou com 25 integrantes, no último sábado, e fez o público se emocionar.

Segundo a gerente do Sesc Corumbá, Tainá Cambará, a Orquestra faz parte de um projeto do Sesc Corumbá que já está em seu terceiro ano. “O projeto de oficinas de viola caipira foi iniciado pela ONG Acaia Pantanal, que faz trabalhos educativos e sociais, e hoje é o Sesc que desenvolve. Ao todo são 60 alunos que têm aulas duas vezes na semana, onde aprendem técnica e teoria musical, tudo aplicado ao estudo da viola”, explica.

Durante o Fasp, os 25 violeiros foram regidos pelo maestro Rui Torneze, com o apoio de Lucas Torneze, da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Torneze conta que vem a Corumbá quatro vezes ao ano para acompanhar a evolução musical dos alunos. “Esse grupo começou sem saber nada, muitos não sabiam nem como segurar o instrumento. Então é muito satisfatório quando venho fazer avaliação, pois percebo que o grupo está cada vez mais afinado. São alunos de diferentes classes sociais e níveis de instrução, mas atrás da viola todos são iguais e apaixonados pelo que fazem”, enaltece o maestro.

O integrante da Orquestra José Senna mora num assentamento a 40 quilômetros de Corumbá e faz o trajeto duas vezes na semana para ir à aulas, mas isso não é empecilho para ele. “Eu sou apaixonado pela viola e o objetivo de todo esse sacrifício é a música. Eu fico muito feliz em proporcionar alegria e emoção às pessoas, como aconteceu hoje”, conta Senna.

“Chalana”, “Eu a Viola e Deus” e autênticas músicas caipiras estavam no repertório. Mas o momento de maior emoção foi durante a apresentação de Comitiva Esperança, de autoria do músico Paulo Simões. Ele estava na plateia assistindo à orquestra e foi ovacionado pelo público e pelos violeiros. Eles finalizaram a apresentação no Porto Geral com a canção “Tocando em Frente”, do pantaneiro Almir Sater.

A 12ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP 2015), foi realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. De 20 a 22 de agosto, cerca de 470 artistas apresentaram suas produções em diversas áreas como artesanato, artes plásticas, fotografias, oficinas, música, dança e teatro. Foram 108 atrações espalhadas por Corumbá e Ladário, no Brasil, e em Puerto Quijarro e Puerto Suárez, na Bolívia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS