Oficina | Da Redação/Com Assessoria | 23/05/2013 13h33

UEMS oferece oficinas de violão em Dourados e mais três cidades

Compartilhe:

Se ao longo dos anos a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foi uma das principais responsáveis por fortalecer a educação básica em Mato Grosso do Sul, hoje a Universidade também atua fortemente na disseminação da cultura em todo o Estado. Nesse sentido, a UEMS inicia a partir do próximo dia 29 uma série de quatro oficinas de violão, abertas aos acadêmicos. As oficinas, ministradas pelo violonista, violoncelista e luthier, Gustavo Crespe, serão viabilizadas com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Universidades Estaduais (Pnaest).

A primeira oficina acontece na próxima quarta-feira (29) na unidade universitária de Glória de Dourados (manhã e tarde). Nos dias 5 e 19 de junho, a oficina segue para Amambai e Maracaju, respectivamente, ambas no período noturno. Em 21 de junho, Dourados é quem recebe a última atividade, nos períodos matutino e noturno. Os eventos matutinos deverão acontecer entre 8 e 12 horas e os noturnos, entre 19 e 23 horas e os locais serão designados pelas gerências das unidades universitárias, todos com duração de 4 horas.

As oficinas de violão clássico constarão da seguinte programação: Componentes da música(melodia, harmonia, ritmo e letra); Música ocidental x música oriental; Instrumentos de corda beliscada, friccionada e percutida - diferenças e semelhanças; Música popular x música erudita, dos menestréis ao concerto de gala; Origens do violão e seu contexto histórico geográfico; Contextualização da evolução do violão clássico, sua entrada nas salas de concerto seu retorno ao meio popular; Repertório para violão nos períodos barroco, clássico, romântico, nacionalista, impressionista, moderno e contemporâneo; Escola de violão brasileiro origens, evolução e contemporaneidade; Grandes nomes do violão no Brasil e no mundo; Parte prática de exercícios básicos para os assistentes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS