Oficina | Da redação | 09/07/2018 10h07

Sesc Cultura terá oficina de dança-poesia com Gisela Dória

Compartilhe:

De 10 a 14 de julho o Sesc Cultura realiza a oficina Haicais Coreográficos, com Gisela Dória. Para se inscrever, é preciso estar com o cartão Sesc válido e doar 03 litros de leite longa vida, que serão revertidos ao Sesc Mesa Brasil. As vagas são limitadas.

A oficina, com carga total de 15 horas, é voltada a pessoas que já tenham experiência nas artes corporais- bailarinos, atores profissionais ou estudantes e tem como proposta experimentar a dança-poesia.

A primeira referência é a poesia Haiku ou Haikai, que é a poesia contida na natureza; as estações do ano; o inesperado; o relampejar. A síntese e as metáforas, são, mais do que inspirações, indicações e possíveis caminhos para essa experiência, que culmina em uma instalação coreográfica. Será o momento em que os materiais produzidos pelos participantes do laboratório serão compartilhados com o público.

Gisela explica que além de convergir processos que envolvem seu percurso teórico-prático como artista-pesquisadora ligada à dança, a oficina “materializa um desejo que emergiu de meu interesse pessoal pela cultura, literatura e poesia japonesa”. Uma interface entre dança e poesia que busca escrever o haikai diretamente com o movimento e vice-versa.

Prática, mas com reflexão teórica, a oficina configura uma dramaturgia de presença, que propõe, através da corporeidade, instaurar dinâmicas relacionais entre o artista, o meio ambiente e a plateia. Serão desenvolvidas experimentações coreográficas a partir da noção de poesia haikai e experimentados, individualmente e em grupos, exercícios de improvisação e de construção de estruturas coreográficas

Sobre Gisela Dória.

Aberta para atores, bailarinos, performers e poetas, profissionais e/ou em formação. Máximo de 15 pessoas. Selecionados através de currículo resumido.

Sobre Gisela Dória – Carioca, já morou em Londres, Saskatoon, Campo Grande, Paris e há 11 anos mora em São Paulo. Cresceu nas coxias do teatro, estudou ballet clássico, jazz, dança moderna até chegar na dança contemporânea. É formada em Jornalismo, fez um mestrado na USP e um doutorado na UNICAMP, ambos em Artes da Cena. Autora do livro Poética de Sem Lugar: Por uma Teatralidade na Dança, publicado em 2013 pela Editora Perspectiva, São Paulo. Participa assiduamente em eventos, seminários e encontros, nacionais e internacionais, relacionados ao teatro, dança e performance.

Faz parte do núcleo de pesquisa teatral Performa www.performateatro.org em São Paulo onde explora as relações entre a dança, o teatro e o vídeo. Iniciou em agosto de 2017 um projeto de pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP, e viaja agora com essa pesquisa para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Uma pesquisa que olha para Poesia Haikai, para si, para as Árvores Genealógicas, regidas pelas estações do ano.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. O Tetro Prosa do Sesc Horto está na rua Anhanduí, 200. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS