Oficina | Gisele Colombo - FCMS | 20/04/2022 10h47

Projeto Oficinas do Mundo divulga profissionais selecionados para oficina

Compartilhe:

O projeto Oficinas do Mundo traz a Campo Grande o bailarino José Meireles, do Centre Coréographique National de Tours (França), para ministrar a oficina no próximo dia 24 de abril (domingo). O projeto divulgou hoje (19) os coreógrafos, dançarinos e intérpretes selecionados para participar da residência criativa. Foram oferecidas 20 vagas. A capacitação acontece das 10h às 17h na Casa de Ensaio, que fica na Rua Visconde de Taunay, 203, Bairro Amambai. A confirmação da presença deve ser feita até 21/04 (quinta-feira) no email: nucleodedancafcms@gmail.com.

A oficina é direcionada para coreógrafos (as) que desenvolvam trabalhos para a infância, dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância e profissionais da dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.

OFICINAS DO MUNDO é um projeto de residência de criações coreográficas com foco na infância. José Meireles, bailarino coreógrafo assistente para vários projetos educacionais em Angers, vai ministrar a oficina em Campo Grande.

A realização é uma parceria entre o CCNT (França), a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês, o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), VIVADANÇA e Movimento Internacional de dança - MID.

O projeto é um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), de 19 a 28 de abril de 2022.

Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade, que participarão de uma imersão, durante 12 dias, no Distrito Federal.

Na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do Centro Coreográfico de Tour, na França, em 2024.

Constituem o núcleo criativo deste projeto artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais.

Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância.

A residência visa o aproveitamento e amadurecimento artístico dos criadores que têm a arte para a infância e juventude como tema. Durante o projeto, eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destes artistas no mercado de trabalho local, nacional e internacional.

Nascido em Guimarães (Portugal) em 1995, José Meireles treinou dança contemporânea na escola Balleteatro do Porto de 2012 a 2015. Ingressou então no curso de formação avançada no Centro Nacional de Dança Contemporânea de Angers, dirigido por Robert Swinston, e em 2017 obteve uma licenciatura em artes do espetáculo (opção de dança), bem como o Diploma Nacional Superior Profissional para Bailarinos.

Paralelamente à sua formação, participou em vários projetos profissionais, nomeadamente com a Companhia Instável e com os coreógrafos Emmanuelle Huynh, Victor Hugo Pontes, Marco da Silva Ferreira, Flavio Rodrigues e Cyril Viallon.

Ao se formar no CNDC, ingressou na Travelling&Co, de Hervé Robbe para as criações "A New Landscape" (2017), "Danse de 4" (2019) e "Danse de 6" (2020). José também o acompanha como coreógrafo assistente para vários projetos educacionais em Angers.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS