Oficina | Da Redação/Com Assessoria | 18/06/2013 16h18

Orquestra Camerata Violeira inicia oficinas gratuitas com apoio do FIC

Compartilhe:

Acontece nesta quinta-feira (20), às 8h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a abertura da edição 2013 do projeto Orquestra Camerata Violeira, que contará com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado.

O projeto prevê a realização de oficinas gratuitas de viola caipira, violino, cello, baixo sinfônico, viola, sax e acordeom com os professores Marcos Assunção (viola caipira), Ernesto de Queiroz (cordas), Felipe Vieira (cordas) e Romualdo Costa (acordeom e sax).

As vagas são limitadas e o projeto disponibilizará os instrumentos para as oficinas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho e a seleção será feita durante a parte da manhã no Centro Cultural.

Serão disponibilizadas vagas para alunos com deficiência matriculados nas escolas públicas, sendo estes auxiliados por um profissional com formação em terapia ocupacional, ocasionando a inclusão social dos jovens.

A abertura contará com uma apresentação da Orquestra Camerata Violeira formada pelos participantes das oficinas do Violeiros do MS, projeto realizado em 2012 com investimento do Fundo de investimentos Culturais e que deu origem à atual proposta. Em 2012 foram recebidas mais de 200 inscrições para a oficina de viola caipira.

Os alunos serão preparados para fazer parte da orquestra contemporânea Camerata Violeira, que possui linguagem ímpar no cenário musical de Mato Grosso do Sul com uma sonoridade marcada pela pluralidade cultural existente no Brasil e no mundo.

 A Camerata Violeira é um encontro entre a raiz e o erudito, que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, inspirada pela incomensurável riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. Detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a nossa cultura unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo, na busca de novos horizontes para a música popular produzida no Brasil.

A seleção para preenchimento das vagas acontece das 8h30 às 12 horas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 459, entre a Calógeras e a 14 de Julho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail marcosassuncaosolo@gmail.com .

As aulas acontecem todas as quintas-feiras. Viola Caipira no período matutino e vespertino; cordas, acordeom e sax no período matutino. Outras informações pelo telefone 8431-9943. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS