Oficina | Com FCMS | 04/11/2022 12h16

Oficinas de Design em Aquidauana e Corumbá trazem Designer renomado

Compartilhe:

Em solo pantaneiro, acontece o Projeto Artesania da Fundação de Cultura de MS, com o desenvolvimento das tipologias artesanais nos grupos produtivos da rota Aquidauana – Corumbá, de 28/10 a 07/11, através de estudos antropológicos e desenvolvimento de produtos com técnicas de design.

O curso está sendo ministrado, gratuitamente, pelo renomado artista Alagoano, Rodrigo Ambrósio, pesquisador voltado às manifestações culturais e de raízes brasileiras, às diversas formas de regionalismo brasileiro e, também, à sustentabilidade, o artista já foi destaque com suas criações em Milão (Itália), Rio de Janeiro, São Paulo, México, Nova Iorque, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho que destaca a importância dos saberes ancestrais no mundo contemporâneo.

Esta imersão criativa nos Núcleos Produtivos é uma forma de atualizar e desenvolver novos produtos com a intervenção do design preparando peças com um conceito regional para o mercado que está surgindo com uma demanda crescente, após a exibição da novela Pantanal.

Segundo Ambrósio “Observando essa força de conteúdo e a abrangência material e imaterial do projeto, imaginamos que todo esse conjunto pode ser apresentado em uma exposição física, com protagonismo, como também em outros espaços, como mostras e apresentações coletivas de conteúdo, nacionais e internacionais”.

A ideia da Oficina de design é conseguir mesclar o conhecimento de mercado e cultura ancestral com o conhecimento e identidade local, visando a inovação e renovação das peças para fomentar a economia criativa regional, projetando-a para o Mercado competitivo. Esse momento de conexão e desenvolvimento se dará por meio de oficinas nos ateliês dos municípios de Aquidauana e Corumbá, trabalhando as matérias-primas presentes em cada município.

Em Aquidauana, por exemplo, foram confeccionadas para a novela Pantanal, peças variadas como itens decorativos, utilitários e acessórios com as faixas pantaneiras por mulheres que fazem parte do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, que segundo a idealizadora, Cláudia Medeiros, sentiu a necessidade de encontrar tecelãs que fizessem as faixas com o objetivo inicial de resgate da técnica de referência cultural para o homem pantaneiro e com o passar do tempo e incentivo da novela, deram origem a outras formas de utilização da indumentária.

Em Corumbá, estão sendo trabalhadas matérias-primas como argila, couro de peixe, couro bovino, pele de jacaré, fibras naturais como salsaparrilha e fios têxteis, na Casa do Artesão, onde estão concentrados a maioria dos Núcleos de produção artesanal. Com a ação colaborativa proposta, pretendemos elevar a compreensão do feito à mão pantaneiro, jogando luzes para as matrizes originárias, mas também posicionando-as ao pensamento contemporâneo.

Essa abertura proporciona o encontro e o interesse de outros criativos, colecionadores e admiradores que passam a enxergar esses saberes em seus espaços. Saberes que narram histórias, fortalecem o território e engrandecem o sentimento de brasilidade, promovendo um intercâmbio cultural e comercial, a fim de abrir mercado em galerias, abrangendo o entendimento e a valorização das artesanias ancestrais e tradicionais locais.

A oficina é realizada pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, com apoio das Prefeituras Municipais de Aquidauana e Corumbá, em parceria do Sebrae/MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS