Oficina | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 17/09/2012 12h39

Oficina “Resgate da Capoeira da Angola”, no Centro Cultural

Compartilhe:

Com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Cultura de Mato Grosso do Sul, será realizado o encontro “Resgate da Capoeira de Angola” com o Mestre Jogo de Dentro, da Bahia, Jorge Egídio dos Santos. O evento acontece de 14 a 16 de setembro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. 

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira. No entanto, a grande maioria da população desconhece suas raízes. Tratada por alguns segmentos como esporte, por outros como dança e até arte marcial, a capoeira pode ser classificada também como uma expressão folclórica devido ao seu conteúdo histórico de preservação de uma cultura que foi massacrada durante séculos no Brasil.
 
Mesmo discriminada e perseguida pela classe dominante, essa manifestação conseguiu se manter viva graças ao movimento de luta e resistência das comunidades negras, principalmente quilombolas, chegando aos dias atuais como expressão de força e determinação de um povo oprimido. 

Em Mato Grosso do Sul há cerca de dez mil capoeiristas. No entanto, a maioria não conhece a história e os fundamentos desta arte, muitas vezes focando apenas como uma técnica de defesa pessoal. A capoeira vem conquistando espaço em todas as camadas sociais em nosso país e conquistando crianças, jovens e adultos por sua beleza e agilidade. A prática da capoeira faz bem a coordenação motora, estimula a circulação e a flexibilidade dos alunos a ainda exercita o convívio social e trabalha o ser humano enquanto grupo. 

O ministrante do curso, Mestre Jogo de Dentro, Jorge Egídio dos Santos, já passou por vários países difundindo a prática da capoeira. No Canadá desenvolve oficina há dezesseis anos. Também ministra cursos em Israel. Aqui no Brasil desenvolve um trabalho na periferia de Salvador há vinte anos. 

Programação:
14/09 (sexta-feira), 19h  – Abertura com o Mestre de Dentro (Jorge Egídio dos Santos);
15/09 (sábado), das 18h às 21h30m – Continuação da Oficina;
16/09 (domingo), das 9h30m às 11:30h – Finalização do curso com Roda Fundamentada;

A entrada para a oficina é de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades filantrópicas de Campo Grande. As vagas são limitadas e podem ser feitas diretamente com o Mestre Liminha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS