Oficina | Com FCMS | 12/01/2023 10h28

Oficina no MARCO desperta a criatividade da criançada

Compartilhe:

Começou no Museu de Arte Contemporânea, a Oficina de Criação de Personagens para Quadrinhos e Ilustração, ministrada por Fred Hildebrand. A criançada estava toda animada, e já foi entrando na sala de cursos louca para participar, aprender e se divertir.

O artista visual Fred Hildebrand explica que a ideia é apresentar conceitos para se criar um personagem. “Não vai ser presa a nenhum estilo específico, ela pode ser usada com qualquer tipo de desenho, vai buscar, claro, o desenho em si, mas vai mostrar para os alunos que antes de você só sair desenhando um personagem, ele pode ser pensado para ele ter uma forma visual mais interessante”.

Fred esclarece que os participantes têm que ter pelo menos uma afinidade com o desenho, têm que gostar de desenhar. “Eu acho que a questão do desenho ela é muito prática, ela é uma questão também de dedicação. Existem, sim, crianças, pessoas que têm facilidade para aprender, para desenvolver, mas é muito uma questão de dedicação. Então, se essa criança, se esse adolescente tem uma vontade, que seja, já pode ser inserido no curso, principalmente por a gente aprender algumas técnicas para desenhar, mas mais estudar sobre esse conceito de personagem para daí desenhar esse personagem. Então é uma coisa um pouco mais solta do que um desenho bem mais técnico”.

O servidor público da UFMS, Kleber Watanabe Cunha Martins, trouxe a filha Bruna para participar, e como ela é autista, ele decidiu ficar para acompanhar a filha na atividade. “Eu vi essa divulgação de que estava tendo esse curso e eu achei interessante porque elas estão de férias, então elas ficam entediadas em casa. Então a Bruna tem essa criatividade de desenhar, e ela vê uma coisa na TV e ela quer desenhar o que ela viu, ela vê alguém na rua ela quer desenhar o detalhe, ela é muito boa nisso. Eu preciso explorar esse lado dela criativo, e eu achei que era uma ótima oportunidade para desenvolver essa técnica, porque ela desenha e não tem a técnica, ela desenha e com a técnica talvez ela consiga explorar uns desenhos melhores, a criatividade maior. E como ela tem o espectro autista, então sempre ela é resistente à mudança. Eu falo que tem um curso ela já não quer fazer, porque ela sabe que são pessoas que ela não conhece, tem medo de interagir. Por isso eu acompanho ela para ela se sentir segura, para ela ver que é legal, para ela se enturmar com o pessoal e vê que ela consegue ir longe. Ela tem o espectro muito baixo, por isso que ela explora a criatividade, ela gosta de desenhar, ela gosta de se expressar com desenhos, então eu tento, aos poucos, deixar a criatividade dela e incentivar”.

Durante a oficina, a pequena Bruna contou que ela adora desenhar: “Desde criancinha eu adorava desenhar. Conheço história em quadrinhos, já li vários gibis. Estou fazendo agora vários círculos, e do outro lado eu tenho que fazer retângulos no papel. Quando crescer eu queria ser uma artista que desenhasse muitas artes”.

O professor Fred, que já ministrou aulas no MARCO em 2005, de Mangá, vê que neste período de retomada pós-pandemia, em que a sociabilidade foi voltando aos poucos, as crianças e os adolescentes estão mais abertos ainda a esse tipo de trabalho com desenho, com criação de personagens, com história em quadrinhos. “Tudo isso tem chamado mais ainda a atenção agora e eu vim aqui trazer esse conhecimento para eles”.

A Oficina de Criação de Personagens para Quadrinhos e Ilustração no MARCO vai até o dia 12 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-7449.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS