Oficina | Da redação | 21/01/2016 10h56

Oficina aproxima público jovens do universo audiovisual

Compartilhe:

Aproximando o público infanto-juvenil das atividades de audiovisual, a oficina de Stop Motion do Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) é uma boa opção para quem ainda está de férias. A oficina acontece em parceria com a Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul (ACV/MS) desde o dia 18.

O público é variado. Há desde crianças acompanhadas dos pais até artistas, pessoas envolvidas com computação gráfica e acadêmicos. Alguns usam a massa de modelar, um clássico do stop motion. Já outros utilizam materiais diversos, como peças de brinquedos, barbantes e materiais recicláveis.

E é a possibilidade de usar qualquer coisa que torna o universo do stop motion ainda mais mágico. “Não há restrições, pode-se usar de tudo, só depende da imaginação”, conta a ministrante da oficina, a artista e filmMaker Rose Borges.

“Estamos estudando técnicas de animação a partir de fotografias, de quadro a quadro. No primeiro dia fizemos a parte teórica, falando sobre o que é o stop motion, como funciona, quais materiais podem ser utilizados. Eles fizeram um pré roteiro, organizaram um storyboard e hoje estão pondo em prática”, explicou a professora.

Rose é bacharel em artes visuais, produtora, e atualmente trabalha como editora de videotape. A artista tem experiência em projetos sociais voltados a crianças e adolescentes no teatro, artes visuais e artes audiovisuais.

Para quem pensa que já viu de tudo nesta vida é porque ainda não conheceu a história criada por duas alunas da oficina, misturando folclore brasileiro com personagem do clássico longa-metragem Star Wars.
“Resolvemos fazer um trabalho focado na educação ambiental e usamos personagens do nosso folclore, como o Saci e misturamos com a cultura pop do Darth Vader. Ele será o vilão da história e o Saci o nosso herói combatendo a questão do desmatamento e a poluição da natureza”, conta a acadêmica de biologia, Paula Ojeda.

“Trabalho com artes plásticas mas sem quis aprender como funciona a técnica do stop motion que tanto vi em filmes. Chegando aqui fiz dupla com a Paula e criamos esta história maluca”, disse a artista plástica Lidia Coimbra.

Entreter as crianças nas férias e ao mesmo tempo contribuir para a formação cultural delas é um dos principais objetivos das oficinas da FCMS e ao mesmo tempo desejo de uma boa mãe.

“Tenho trazido meus filhos aqui para a Fundação de Cultura para aproveitarem melhor as férias com atividades lúdicas onde eles brincam, mas são incentivados nas artes e coisas culturais, principalmente para não deixá-los só em casa jogando vídeo game”, relatou a arquiteta Andréia Batistote, mãe de Ayrton e José.

Próxima oficina

Na semana que vem de 25 e 29 de janeiro, das 14h às 17h, haverá ainda uma oficina de Estética criativa na fotografia, conduzida pelo fotógrafo Everson. A proposta é capacitar os participantes para compreender os aspectos expressivos da linguagem fotográfica e exercitar os aspectos técnicos. Para participar é preciso já ter algum conhecimento básico de fotografia.

Everton Tavares é formado em Comunicação, criador do Blog de Fotografia Curso de Fotografia.org e possui um trabalho focado no desenvolvimento de atividades criativas em fotografia. Ele tem experiência como professor de Workshops de Fotografia Criativa, Pós-produção em Lightroom, e produção e edição de vídeo.

A taxa de inscrição é de R$ 50 e a ficha de Inscrição deve ser solicitada através do e-mail mis.de.ms@gmail.com Mais informações pelo telefone 3316-9178.

O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3° andar, no centro de Campo Grande.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS