Oficina | Com FCMS | 28/02/2024 10h19

Museu da Imagem e Som de MS recebe em março a oficina Dançar o Descanso

Compartilhe:

O Museu da Imagem e Som (MIS-MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), recebe em março a oficina Dançar o Descanso com a atriz Liz Nátali Sória. As aulas irão acontecer nos sábados dias 2,9,16 e 23, das 9h às 11h.

“A oficina é um convite para a pausa, a suspensão e o autoconhecimento corporal diante de um tempo em que impera o cansaço, o excesso e o produtivismo” explicou a ministrante. Segundo ela as vivências de autopercepção têm fundamento na pedagogia do corpo intitulada eutonia, idealizada por Gerda Alexander, que atua na consciência corporal. O percurso é composto por estudos de movimento e experimentações poéticas em dança a partir do tema descanso.

Liz Nátali Sória é atriz, diretora e eutonista formada pelo Instituto brasileiro de Eutonia (IBE-SP). Atualmente realiza seu doutorado em Artes Cênicas, na ECA/USP e a oficina integra seu tema de investigação.

Quem integrar a oficina entrará em contato com a pedagogia do corpo intitulada eutonia (do grego: eu=bom; tonia=tônus). Ela tem por objetivo o autoconhecimento corporal em suas várias camadas, como a pele, as estruturas ósseas e a biomecânica de movimentos. Os caminhos de atenção dados ao corpo possibilitam a regulação do tônus muscular. E o momento reservado à escuta de si e do coletivo, contrasta com a ordem de produzir a todo tempo e com a aceleração que marca nossa sociedade. Por essa razão, o tema do descanso estará presente ao longo das vivências, criações em dança e estudos poéticos.

O Museu da Imagem e do Som de MS fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 559, 3º andar. Mais informações no telefone (67)3316-9178 .

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS