Oficina | Da Redação/Com FCMS | 06/04/2015 11h05

Marco recebe oficina sobre técnicas de colagem

Compartilhe:

O processo criativo da técnica da colagem nas artes plásticas é o tema de workshop que o artista plástico fluminense André de Miranda ministrará entre os dias 15 a 18 de abril no Marco – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul. As aulas acontecem das 14h às 18 horas e são voltadas para estudantes de arte, artistas plásticos, professores e interessados em arte, não sendo necessária experiência prévia.

A incorporação definitiva da colagem como procedimento técnico das artes plásticas se deu no início do século XX. Ao abrigar em uma obra materiais tão diversos, como papel, madeira, papel e tecido, a colagem torna tênue a linha divisória entre a pintura e a escultura.

Serão realizadas durante as aulas experiências na técnica, ampliando o conhecimento dos interessados em artes visuais, promovendo a reflexão, a discussão e a prática da colagem enquanto linguagem artística contemporânea.

André de Miranda demonstrará o processo através de uma obra de sua autoria e apresentará aos alunos o planejamento da colagem, diversos procedimentos da execução e um pequeno histórico da arte.

Será executada ainda uma colagem coletiva com dimensões 1 metro por 96 centímetros e uma exposição das obras executadas durante a oficina, intensificando as discussões sobre o processo criativo da construção do trabalho poético e a individuação que caracteriza a tomada de consciência sobre a vocação de cada artista.

Cada aluno deverá trazer 30 Folhas de papel sulfite A4, 1 bloco de papel Canson A3 com gramatura 200 ou similar, 1 tubo de cola branca, 1 tubo de cola bastão de boa qualidade, Lápis 6B, 1 bandeja pequena de isopor, revistas velhas, papeis coloridos de diversas cores, 1 tesoura, 2 copos descartáveis, 1 pequeno pano velho para limpeza e pincel Tigre ou similar (cabo amarelo) números 8 e 16.

O artista – Nascido no Rio de Janeiro, André de Miranda já realizou mais de 100 exposições, entre individuais e coletivas, tendo participado de salões e bienais de gravura no Brasil e no exterior. Suas obras se encontram em importantes acervos de museus e galerias na Suécia, França, Portugal, Espanha, Romênia, Polônia, Japão, Argentina e Brasil. Entre os prêmios importantes conquistados por ele está o aquisitivo no 8º Salão Internacional de Gravura el Caliu – Olot – Girona, Espanha, em 2003.

Além da oficina de Colagem André de Miranda será um dos artistas com obras presentes na 1ª Temporada de Exposições 2015 do Museu de Arte Contemporânea, que será aberta no dia 14 de abril, com uma seleção de 40 obras da série “Colagens Musicais”, que ficará em cartaz até o dia 14 de junho.

Serviço: O workshop não tem custo. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail do museu: marco@fcms.ms.gov.br. A ficha de inscrição está disponível no site www.marcovirtual.wordpress.com.

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 12h às 18 horas, sábados, domingos e feriados das 14h às 18 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS