Oficina | Da redação | 02/01/2016 18h00

Marco realiza oito oficinas de férias a partir de janeiro

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no Marco – Museu de Arte Contemporânea, oito oficinas de férias de 11 a 22 de janeiro: Stop Motion, Flipbook, Técnicas Circenses, Desenho Mangá Criação de Personagens, Desenho Mangá Pintura, Oficina de Pintura Junvenil, Oficina de Pintura Infantil I e II.

A Oficina de Stop Motion consiste em uma técnica de animação foto a foto (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina fotográfica e um computador. Na maioria dos trabalhos, se utiliza diversos materiais como massa de modelar, pessoas, desenhos, brinquedos e objetos do cotidiano em geral. Os objetos ou modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são dispostos num programa de edição de vídeo comum e montados em um vídeo, criando a impressão de movimento, acrescidos de efeitos sonoros na finalização do trabalho.

A oficina de Filpbook, o participante será introduzido aos conceitos básicos da animação com a utilização de desenhos sequenciais, técnica básica para o conhecimento dos conceitos dentro do próprio vídeo e da fotografia. Sua execução consiste na ilusão de movimento de desenhos dispostos em sequência e reproduzidos em velocidade acelerada. Serão apresentadas definições e conhecimentos sobre materiais expressivos práticos para a realização desta técnica fundamental na realização das grandes animações da Disney.

A oficina de Técnicas Circenses, abordará as técnicas de construção do potencial físico de forma lúdica. Serão desenvolvidos, a força, a flexibilidade e a resistência por meio das técnicas circenses e exercícios corporais (jogos teatrais, jogos dramáticos, jogos de percepção, técnicas de improvisação), acrobacias de solo e aérea (tecido acrobático).

A oficina de Desenho Mangá, neste módulo, os alunos aprenderão a criar seu próprio personagem mangá e serão introduzidos em técnicas específicas que muito auxiliarão na  construção da face e seus componentes; proporção dos corpos (masculino, feminino e infantil); membros e suas articulações; efeitos de luz e sombra; vestimenta e drapeado; movimento corporal; construção de cenário e finalização de desenhos em caneta nanquim ou hidrográfica. A oficina de Pintura Mangá, serão realizados estudos teóricos e práticos sobre as cores e suas possibilidades de utilização no ambiente; temperatura das cores (quentes, frias ou neutras); saturação e descoberta de novos tons; degradê em um e mais tons, para posteriormente aplicá-lo ao desenho mangá (personagem) onde serão estudados efeitos de luz e sombra (em cores); equilíbrio das cores; movimentos lineares ou circulares para a pintura, entre outros.

A oficina, Pintura Juvenil: Eu do Figurativo ao Abstrato, tem como objetivo desenvolver a criatividade na linguagem da pintura abstrata, transformando o eu figurativo em abstrato, proporcionando ao participante a confiança em si mesmo e o relaxamento, experimentações corporais com variados tipos de sons e texturas.

A oficina, Pintura Infantil – Descobrindo a Arte, objetiva desenvolver a criatividade na linguagem da pintura realista, fauvista, cubista e abstrata como expressão, transformando o eu figurativo em abstrato, transformando a realidade em fantasia e transpondo a literatura de Maria Kandú em obras.

As oficinas têm investimento de R$ 120 reais, as vagas são limitadas e as inscrições para todos os cursos deverão ser feitas diretamente no MARCO que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Telefone para contato ou mais informações 67-3326-7449.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS