Oficina | Da Redação/Com Campo Grande News | 08/01/2014 08h48

Grupo procura interessados para oficina de percussão

Compartilhe:

Pelo segundo ano consecutivo, os responsáveis pelo grupo Tambores do Vento Bom, de Campo Grande, estão em busca de interessados em aprender música e percussão para fazer bonito no Carnaval da cidade, por isso, estão promovendo uma oficina de preparação para a folia. As aulas, que terão duração de dois meses, começam neste sábado (11). O investimento é de R$ 240,00 e pode ser divido em até duas vezes (para quem iniciar em janeiro).

O objetivo é reunir 100 pessoas, com ou sem experiência, para tocar alfaia, caixa, repinique, djembé, abê, ganzá, agogô, gonguê e tamborim, utilizando ritmos como maracatu, samba, samba-reggae, baião e afoxé. Os instrumentos serão fornecidos pelo grupo, mas quem quiser pode levar a própria “ferramenta”.

Apesar do calendário estabelecimento, é possível se inscrever a qualquer momento, pelo e-mail tamboresdoventobom@hotmail.com, até uma semana antes do Carnaval. As aulas vão acontecer as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h e aos sábados, das 16h às 18h30.

Embora a participação não seja obrigatória, todos os alunos serão convidados a tocar na avenida, onde o bloco mistura maracatu e frevo.

Em 2013 - A primeira oficina de preparação, no ano passado, reuniu 56 pessoas. O bloco de tambores participou intensamente das atividades do carnaval de rua em Campo Grande, tanto nos pré-carnavais promovidos pelo Cordão Valu, como nos 5 dias de folia oficial e, também, no pós-carnaval.

O cronograma deste ano ainda está sendo montado, mas os responsáveis adiantaram que o grupo vai participar da festa todos os dias. Uma apresentação especial, com músicos convidado, já está sendo organizada para o sábado pós-Carnaval.

Segundo o professor e coordenador do grupo, Francisco Tiago Simão, de 34 anos, a ideia é superar o número de participantes do ano passado. “Temos instrumentos para 100 pessoas”, disse.

As oficinas, prosseguiu, fazem parte das ações que o Tambores já vêm desenvolvendo. A intenção é aprimorar e fazer com o que grupo seja atuante além do período de folia. “Queremos que as pessoas se envolvam, conheçam e tenham uma relação direta com a música”, afirmou.

Histórico - O Tambores do Vento Bom iniciou suas atividades em 2006 e, desde então, vem participando do carnaval em Campo Grande. O grupo, coordenado atualmente pelos músicos e educadores Chico Simão e Nola Pompeu, realiza pesquisas e estudos durante o ano todo e faz apresentações e participações em concertos.

O objetivo é fomentar a produção de música, especialmente para percussão, e combinar o estilo com outras práticas musicais, como, por exemplo, orquestras, bandas sinfônicas e populares, grupos de câmara e vocais.

Serviço – Outras informações sobre a oficina de preparação musical para o carnaval 2013 podem ser obtidas pelos telefones (67) 8195-7299 (Nola), no (67) 8143-1241 (Chico), Facebook ou no site do grupo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS