Oficina | Da redação | 04/04/2016 14h59

Fundação de Cultura realiza oficina de grafite na Unei Dom Bosco

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (NUdeca), realiza a partir desta segunda-feira (4), uma Oficina de grafite com alunos da Unidade Educacional de Internação Masculina. A primeira etapa do projeto será realizada com a Unei Dom Bosco, em Campo Grande.

A iniciativa, segundo a arte educadora da FCMS, Marilena Grolli, visa trabalhar esta arte como uma expressão poética e urbana atual, que incentiva a sociabilização dos participantes. “Queremos propor uma reflexão interna através da expressão artística. A proposta é instigar o participante a perceber a Arte Grafitti como poesia visual estimulando a criatividade, a crítica à realidade social ou, simplesmente, o desejo de embelezar os espaços urbanos”, explicou.

Para a Defensoria Pública essa é uma oportunidade de aprender uma técnica artística que possibilita a esse adolescente uma adequada reinserção social quando de seu retorno à família e à comunidade.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, afirmou que além da grande importância social do projeto, essa é mais uma oportunidade de promover a transversalidade entre as áreas da administração estadual. “Não tem jeito de promover a ressocialização se não estimularmos o lado lúdico desse jovem. Estamos devolvendo a eles a capacidade de sonhar. O nosso desafio é construir essa parceria entre todas as áreas em cima de um olhar mais humano”.
Este será um projeto piloto, que será implementado em outras UNEIS do Estado. O projeto tem apoio da sociedade civil, principalmente da Velutex Indústria e Comércio de Tintas que doou grande parte das tintas que serão utilizadas no curso.

A oficina na Unei Dom Bosco acontece até o dia 8 de abril e as obras criadas durante as atividades integrarão uma exposição no Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Todos os participantes receberão certificados de participação.

A ministrante

Marilena Grolli é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – 2002) e Especialista em Arte e Educação pela Faculdade Unidas de Campo Grande (Fic/Unaes – 2004). Já realizou diversas exposições tanto individuais e coletivas. Atualmente é Gestora de Artes do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Artista Plástica, Grafiteira e integrante do grupo de artistas da Freeart Agency (São Paulo – SP).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS