Oficina | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 01/11/2012 13h28

Fundação de Cultura leva Oficina em Costura de Fuxico ao Assentamento Eldorado

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Associação das Mulheres Dorcelina Folador, realiza, de 05 a 14 de novembro, no Assentamento Eldorado, no Distrito de Anhanduí, a Oficina em Costura de Fuxico. O curso gratuito faz parte do projeto Artesania. 

Ministrado pela artesã Maria Ester Bazana, o curso acontece das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A turma terá capacidade para 30 pessoas. O objetivo é capacitar as mulheres na criação de peças através da técnica de fuxico, uma forma desenvolver a habilidade de costura artesanal. A matéria prima foi doada por fábricas de confecção do núcleo industrial do Indubrasil.    

O curso foi um pedido das mulheres do assentamento, que por estarem uma parte do tempo ociosas, querem se capacitar para a gerar renda.        

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses. 

O programa aproveita as vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação para o mercado competitivo. Neste ano, o projeto Artesania já foi levado para oito municípios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS