Oficina | Da Redação/Com Assessoria | 14/09/2012 12h23

Fundação Cultura apoia a realização da Oficina “Resgate da Capoeira da Angola”no Centro Cultural

Compartilhe:

Com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Cultura de Mato Grosso do Sul, será realizado o encontro “Resgate da Capoeira de Angola” com o Mestre Jogo de Dentro da Bahia (Jorge Egídio dos Santos). O evento acontece de 14 a 16 de setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira. No entanto, a grande maioria da população desconhece suas raízes. Tratada por alguns segmentos como esporte, por outros como dança e até arte marcial, a capoeira pode ser classificada também como uma expressão folclórica devido ao seu conteúdo histórico de preservação de uma cultura que foi massacrada durante séculos no Brasil.

Mesmo discriminada e perseguida pela classe dominante, essa manifestação conseguiu se manter viva graças ao movimento de luta e resistência das comunidades negras, principalmente quilombolas, chegando aos dias atuais como expressão de força e determinação de um povo oprimido.

Em Mato Grosso do Sul há cerca de dez mil capoeiristas. No entanto a maioria não conhece a história e os fundamentos desta arte, muitas vezes focando apenas como uma técnica de defesa pessoal. A capoeira vem conquistando espaço em todas as camadas sociais em nosso país e conquistando crianças, jovens e adultos por sua beleza e agilidade. A prática da capoeira faz bem a coordenação motora, estimula a circulação e a flexibilidade dos alunos a ainda exercita o convívio social e trabalha o ser humano enquanto grupo.

O ministrante do curso, Mestre Jogo de Dentro, Jorge Egídio dos Santos já passou por vários países difundindo a prática da capoeira. No Canadá desenvolve oficina há dezesseis anos. Também ministra cursos em Israel. Aqui no Brasil desenvolve um trabalho na periferia de Salvador há vinte anos.

Para o promotor do evento, Mestre Liminha (Antônio Lima), o encontro vai agregar os capoeiristas do estado, “Além disso, ainda terão a oportunidade de fazerem uma reciclagem, tendo contato com um mestre de capoeira renomado”, ressalta. O encontro é aberto a todos os capoeiristas, simpatizantes e profissionais da área.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS