Oficina | Com Prefeitura de Dourados | 29/06/2019 06h57

Dourados oferece oficina de férias para formação de instrutores de fanfarra

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura, vai oferecer, no período de 01 a 05 de julho, no Complexo Esportivo Jorjão, uma oficina de férias para formação de instrutores de fanfarra escolar.

O objetivo da proposta é capacitar professores de Educação Física e arte-educador da Rede Municipal de Ensino, no ensino, montagem e execução de uma fanfarra escolar, visando a atender às escolas que têm o projeto de fanfarra paralisado e não dispõem de um instrutor com formação para continuidade do projeto.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Física da Semed, professora Mariza Araújo, o projeto de fanfarra escolar tem uma importância pedagógica muito grande, pois, trabalha a música associada ao movimento do deslocamento, o qual se denomina marcha. “A criança desenvolve a coordenação motora do deslocamento associada ao ritmo da cadência formando uma coesão de ideias tornando o aprendizado mais sólido”.

Aproveitando melhor os movimentos do corpo musical, diz ela, podem-se explorar as evoluções que formam figuras, cruzamento das filas, contramarcha, etc., dando um efeito visual atraente gerando uma expectativa do público de qual será o próximo acontecimento.

“A evolução é importante também por maximizar a concentração da criança, pois ela aprende que o seu papel é fundamental para o sucesso da formação”, acrescenta.

Segundo ainda a coordenação do Núcleo de Educação Física da Secretaria de Educação, a oficina será realizada no período de férias para que, com o retorno das aulas no segundo semestre, as escolas já possam retomar o projeto com seus professores.

A oficina será ministrada pelo professor e instrutor de fanfarra Robson Chokito e tem como parceiro na formação a Secretaria de Cultura.

O secretário Jorge Augusto Lopes, o Peu, destaca a importância de estar junto com a Educação nesse processo, contribuindo para a aprendizagem musical de crianças e jovens, e afirma que outros projetos com a Secretaria de Educação já estão sendo planejados e estruturados para o semestre que vem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS