Musical | Com Ufms | 22/05/2019 14h28

UFMS de Ponta Porã recebe recital de violoncelo

Compartilhe:

Na próxima sexta-feira, dia 24, o campus de Ponta Porã recebe o recital de violoncelo solo Cello Mythos. “O mito em sua acepção original é um enredo dramático que encena a história de um povo, não apenas de maneira narrativa, mas em todo seu conjunto de afetos, lugares e conflitos. Este recital faz justamente isso ao dramatizar o violoncelo em suas possibilidades de sons e gestos”, explica o músico e professor da Escola de Música da UFMS Willian Teixeira. O recital começa às 19 horas.

De acordo com Teixeira, o repertório selecionado abarca um amplo espectro histórico, do século XVIII até a música atual, com peças de compositores atuais entremeando os movimentos da Suíte no. 4 de J. S. Bach. Além do compositor alemão, serão tocadas peças de Gyorgy Kurtág, B. A. Zimmermann, Rogério Costa, Roberto Victório, além de uma estreia de Silvio Ferraz.

William é bacharel em música com habilitação em violoncelo pela Unesp, especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, mestre em Música pela Unicamp e doutor em música pela USP. Ele pesquisa as relações entre a retórica e a música contemporânea a partir do referencial das neorretóricas do século XX. Seu trabalho já foi exposto em eventos nas áreas de música, teologia e análise do discurso em diversos estados do Brasil, além de Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grupos como Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, Fukuda Cello Ensemble e Camerata Madeiras Dedilhadas UFMS. Foi aluno dos professores Francisco Paes e Eduardo Bello até se tornar discípulo de André Micheletti. Prosseguiu sua formação por meio de masterclasses com professores como Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain. Tem desenvolvido trabalho dedicado à interface entre aspectos teóricos e práticos da música contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de diversas gerações de compositores brasileiros.

O recital Cello Mythos integra a temporada 2019 do Movimento Concerto. Em abril, o recital foi realizado na Capela do Mackenzie, em São Paulo, e no campus da Universidade Federal de São Carlos. Na semana passada, o campus da UFMS em Coxim recebeu a apresentação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS