Música | Da Redação | 24/03/2021 10h26

Zuza Homem de Mello recebe homenagem com música da cantora Beth Amin

Compartilhe:

A música "Tô que é só sentimento" será lançada dia 25/03, próxima quinta-feira, em todas as plataformas de streaming. A cantora também preparou o videoclipe da canção, uma animação que será exibida no mesmo dia, no Youtube, Instagram e Facebook. A letra da música é do poeta Álvaro Faleiros, com música e voz de Beth Amin e arranjos de Yaniel Matos e Sidiel Vieira.

Zuza Homem de Mello, jornalista, musicólogo, mestre adorado por todos, decano da música popular brasileira nos deixou no final do ano passado, ele ganha, agora, essa carinhosa homenagem da cantora Beth Amin, que ele tanto apreciava.

Beth conta que anos atrás, uma amiga ligou e avisou que o Zuza estava tocando a música dela na USP FM, de São Paulo. Era o programa "A lista do Zuza". "Coloquei no 93,7 do meu dial e lá estava eu no programa do Zuza! Meu trabalho como cantora e compositora era de longa data, mas eu não lembrava de ter enviado nenhum CD ao Zuza. Que cara incrível ele era! Fuçava, garimpava, queria sempre descobrir gente nova e se gostasse do trabalho, divulgava!", enfatiza Beth. Depois disso, ele tocou as músicas dela muitas vezes. Em 2018, Zuza, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, citou Beth como um dos nomes que honram a música brasileira atual. "Chorei feito criança, o Zuza vivia num altarzinho de respeito que tenho no coração. Um homem doce, generoso, erudito, inteligente que eu sempre admirara e naquele momento eu estava na sua lista. Na lista do Zuza!", lembra a cantora. Ela conta que quando ligou para agradecê-lo, ele disse: "Beth, tenho 85 anos, tenho que correr, pois sei que não haverá substituto para o que faço. Tenho que divulgar o bom da nossa música, é muita coisa boa que não chega ao ouvido do grande público", disse Zuza à Beth.

No dia em que Zuza faleceu, a cantora acordou com uma música na cabeça, uma bossa nova muito bacana. "Fiquei tocando e lapidando aquilo toda manhã. Quando abri o computador em busca de notícias, fiquei sabendo da sua passagem. Decidi que aquela música era para o Zuza" conclui Beth. Depois da música feita, o parceiro poeta e letrista Álvaro Faleiros elaborou a letra e os músicos Yaniel Matos e Sidiel Vieira trabalharam com a cantora construindo o lindo arranjo. Assim nasceu "Tô que é só sentimento".

Sobre Beth Amin

Beth Amin é uma compositora, cantora e fonoaudióloga especializada em voz. Atua como preparadora vocal do Coralusp e com preparação e reabilitação vocal de cantores e atores. Também faz preparação vocal para espetáculos teatrais. Recentemente atuou na preparação dos atores da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, dirigida por José Celso. No espetáculo Roda Viva (em cartaz), de Chico Buarque, também dirigido por José Celso, fez a preparação dos atores e participa do elenco como cantora. Formada em fonoaudiologia pela PUC-SP e em Professional Music pela Berklee College of Music, EUA. Beth começou sua carreira como cantora, em São Paulo, ainda adolescente. Ingressou no Coralusp e participou do Grupo Beijo, bastante atuante na cena paulistana do início dos anos 90. Sua carreira de compositora iniciou-se durante os estudos nos Estados Unidos. Hoje trabalha em parceria com poetas, musicando suas poesias. Seu disco de estreia foi o "Blue Morning", ainda nos EUA, em 1997. Em 2009, lançou o segundo disco autoral, intitulado "Poesia à toa", produzido pelo músico/arranjador/produtor Yaniel Matos. "Túneis" é do ano de 2016, foi co-produzido por Yaniel Matos e conta com as participações de Fernando Catatau e Zé Nigro na concepção sonora. Em 2018, lançou o single e videoclipe da canção "Meio meio".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS