Música | Com Capital do Pantanal | 22/06/2019 09h12

Violeiro toca em Corumbá e fica encantado pelo Pantanal

Compartilhe:

Filho de Rui Torneze , Lucas Torneze toca desde os 9 anos ao lado do pai que foi mentor e fundador da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

Vizinhos do Tonico (dupla Tonico e Tinoco) o jovem se encantou pela profissão do pai e atualmente é spalla da Orquestra de Viola Caipira, onde fazem um resgate à beleza da viola e da cultura caipira dos interiores do Brasil.

Lucas conta que chegou a Corumbá pela primeira vez para fazer um projeto de viola caipira e, diz que se encantou pela cidade banhada pelas águas do rio Paraguai, “ essa cidade é inspiradora . Em 2011 tentamos formar um projeto de viola caipira aqui com a fundação Acaia, e depois o Sesc assumiu, e dependendo da programação, eu venho até quatro vezes por ano a Corumbá” .

Lucas disse que além de compor a orquestra e dar aulas de viola caipira, também acompanha uma cantora Larissa Lima, “ damos consultorias para orquestra e acabamos por ter uma agenda bastante intensa, mas nunca falta tempo de vir a esta cidade” , disse o violeiro ao Capital do Pantanal.

Apesar de pouco divulgado enquanto está na cidade, Lucas tocou no dia dos namorados num restaurante que teve a casa lotada. Quem assistiu ficou encantado com o talento jovem violeiro de 31 anos que nasceu em São Paulo e segue os passos do pai, regente da orquestra. Lucas Torneze embarca hoje ,sábado,15, para a capital paulista após passar três dias em Corumbá. Ele se diz um apaixonado pela cidade, “ desde a primeira vez essa paisagem encheu os olhos. Eu observei desde o avião a beleza pantaneira e isso reflete muito na hora da composição, além disso temos muitos amigos”.

O violeiro deve regressar no segundo semestre, mas ainda não esta confirmado, “ tudo depende do Sesc” . Quem viu quer ver de novo

Orquestra Paulistana da Viola Caipira

No show, a formação orquestral à base de violas caipiras de dez cordas explora peças tradicionais da música brasileira para levar o público em uma viagem pelo tempo e pelas memórias da vida no campo. No repertório, são interpretados clássicos sertanejos como "Saudades De Minha Terra" e "A Majestade, O Sábia". Criada em 1997, pelo maestro Rui Torneze de Araujo, (pai do Lucas)a corporação musical é considerada hoje uma das mais atuantes do gênero no território nacional e possui a missão de formar público para melodias executadas na viola caipira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS