Música | Da redação | 28/11/2016 14h03

Professores realizam concerto gratuito hoje

Compartilhe:

Como parte da programação do Movimento Concerto, série de apresentações musicais realizadas pela UFMS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), será promovido nesta segunda-feira (28), um concerto com alguns dos professores do curso de Música da UFMS. O evento acontecerá às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada gratuita.

O concerto contará com um repertório bastante diversificado, com obras de períodos históricos e estilos musicais um tanto quanto contrastantes entre si, possibilitando escutas que viajem por variados mundos musicais e coloridos sonoros e instrumentais.

Os professores Jorge Geraldo (saxofone) e Evandro Higa (piano) apresentarão alguns duos para saxofone e piano, sendo um do compositor espanhol contemporâneo Pedro Iturralde e outro do famoso compositor de tangos argentino Astor Piazzolla, que também terá alguns de seus duos tocados numa formação para violino e piano pelos professores Eduardo Verbisck (violino) e Evandro Higa (piano). Este duo de violino e piano dos professores Verbisck e Higa também apresentará uma obra do compositor nacionalista brasileiro César Guerra-Peixe.

Outro compositor brasileiro com forte tendência nacionalista presente no programa é Marco Pereira, que terá o seu frevo Pixaim executado pelo professor e violonista Pieter Rahmeier. Pieter também interpretará duas obras de compositores fortemente atuantes na primeira metade do século XX: um solo do compositor paraguaio Agustín Barrios; e um duo para violão e saxofone do compositor francês Jacques Ibert, a ser executado juntamente ao professor Jorge Geraldo.

Serão apresentadas também obras barrocas de Robert de Visée e Giovanni Girolamo Kapsberger para teorba solo (instrumento de cordas dedilhadas barroco), pelo professor Gustavo Penha, quem também apresentará duas composições recentes de sua própria autoria.

Já o professor e violoncelista William Teixeira também apresentará uma obra barroca, de Johann Sebastian Bach, assim como uma peça contemporânea para violoncelo e transformação eletrônica em tempo real do compositor curitibano atual Felipe Ribeiro.

Por fim, o professor e percussionista Felipe Brito apresentará uma peça de sua autoria para gran cassa solo (bombo sinfônico), em que suas ações instrumentais são captadas por um sistema sensorial e servem à manipulação e à transformação de imagens visuais e animações em vídeo de autoria de Henrique Lucas Rodrigues.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS