Os concertos acontecem sempre às 20h, no Teatro Glauce Rocha, na UFMS. A entrada é gratuita e o teatro terá a lotação máxima de 300 pessoas

"/>
Música | Com Prefeitura de Campo Grande | 20/10/2021 12h17

Prefeitura de Campo Grande realiza encontro com música clássica

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promove entre os dias 24 e 27 de outubro, o 14º Encontro com a Música Clássica em Campo Grande. O evento reúne artistas nacionais e estrangeiros juntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, em concertos que terão público presente e transmissão on-line.

Os concertos acontecem sempre às 20h (horário de MS), no Teatro Glauce Rocha, na UFMS. A entrada é gratuita e o teatro terá a lotação máxima de 300 pessoas (por ordem de chegada, sendo que após o início dos concertos não será permitida a entrada de público). As apresentações serão transmitidas ao vivo, pelos canais de YouTube da Sectur e TV UFMS.

Neste ano, o festival faz uma homenagem especial ao centenário de nascimento do compositor Argentino Astor Piazzolla, um dos mais importantes nomes na música latino-americana no século XX.

Entre as atrações confirmadas se destaca o violonista Everton Gloeden, ganhador do Grammy Latino no ano de 2011, apresentando obras de J. S. Bach ao violão de 8 cordas. Ele também será o solista do Concerto para Violão e Orquestra de Heitor Villa-Lobos, tocando junto da Sinfônica de Campo Grande. Outra presença confirmada é a do acordeonista argentino Alejandro Brittes, importante difusor do chamamé litorâneo de seu país.

Em cada uma das noites do festival haverá a apresentação de orquestras, grupos e solistas, além da participação de projetos sociais de ensino de música – projetos estes que são uma poderosa ferramenta de transformação social e artística e que merecem seu lugar de reconhecimento em significativos eventos do gênero.

Cronograma dos concertos XIV Encontro com a Música Clássica

Sobre os concertos

Entre as inúmeras obras primas da música clássica mundial, podemos destacar “As Quatro Estações”, composta por Antonio Vivaldi em meados de 1720. Sua importância é tamanha que, por inúmeras vezes, esta obra foi transcrita e rearranjada para outras formações. Astor Piazzolla (nosso homenageado), baseado nesta obra de Vivaldi, criou suas Quatro Estações Portenhas, obra que também está eternizada na história. Com esta premissa, a direção do Festival convidou dois jovens e talentosos violinistas campo-grandenses, Caio Fortunato e Gleison Ferreira, que prontamente aceitaram o desafio de solar as duas obras, unindo passado e presente, juntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande na programação do Festival Encontro com a Música Clássica 2021.

Paralela à programação artística, que envolve os concertos noturnos, acontece no festival a programação didática, que promove o intercâmbio cultural dos estudantes de música de nossa cidade com os artistas convidados. Mais informações da programação completa podem ser encontradas no site https://encontrocomamusicaclassica.blogspot.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS