Música | Com CG Noticias | 11/08/2023 10h41

Prefeitura de Campo Grande realiza 16º encontro com a música clássica

Compartilhe:

Dos dias 14 a 18 de agosto, acontece a 16º edição do Encontro com a Música Clássica, o mais tradicional festival de música de concerto do Mato Grosso do Sul. O evento faz parte do calendário festivo em comemoração aos 124 anos de Campo Grande e é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), do Governo de Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo, pontua a grandeza do evento para a cultura. “O 16º Encontro com a Música Clássica é um evento essencial para a promoção e preservação da música erudita. Nós oferecemos a oportunidade para que os músicos se apresentem e mostrem seu talento para um grande público. É também a oportunidade para que muitos tenham acesso gratuito a um estilo musical diferente”, afirmou.

O diretor executivo do projeto, Jardel Tartari, ressalta que sem as parcerias não seria possível realizar o evento. “O festival tem três pilares. O primeiro é a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, ligada à Prefeitura, e que é a base de todo o evento. A UFMS com apoio na cedência do espaço e da logística, pois auxilia com passagens e hospedagem, além da programação que contempla grupos artísticos da Instituição. E o Governo do Estado que aporta recursos para os artistas que vêm participar do Encontro”, explica Jardel.

Com a participação de aproximadamente 200 artistas entre orquestras, coros, solistas e variadas formações camerísticas, o evento conta com a participação de diversos artistas regionais e nacionais. Entre os convidados principais estão nomes como Renato Borghetti (acordeonista), Kayami Satomi (violoncelista), Antonio Vaz Lemes (pianista), Duo Abdala (flauta e violão) e outros.

O repertório apresentado nos cinco dias de concertos contemplará compositores tradicionais como Beethoven, Ernest Mahle, Villani-Cortês, árias de óperas famosas como O Barbeiro de Sevilha, Carmem e A Flauta Mágica, além de obras da música tradicional japonesa, de diversas regiões brasileiras e trilhas sonoras de jogos de videogames.

Confira a programação completa:

14 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Convidados: Kayami Satomi (violoncelo) e Renato Borghetti (acordeon)

Participação especial: Orquestra de Violoncelos de MS

15 de agosto

Quarteto Toccata, Duo Rogério Duarte e Marcos Leite e Duo Abadalla

16 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Convidados: Eduardo Machado, Bianca Danzi, Luciana Fisher, Denis Lopes, Viviane Priscella, Santiago Villalba, Antônio Coura, Elouise Miranda e Coro Cant’art.

Participação Especial: Orquestra Filarmônica Jovem de MS

Obras apresentadas: Cortina Lírica (árias de óperas)

17 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Convidado: Antonio Vaz Lemes (piano)

Participação Especial: Orquestra Sesc Lageado

Obras apresentadas: Concerto para piano nº 3 de Beethoven e trilhas musicais de jogos de videogames.

18 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Participação especial: Coro Arte Viva e Coral do Sindifiscal

Concerto em homenagem à Guerra Peixe

SERVIÇO:

Evento: 16º Encontro com a Música Clássica

Data: 14 a 18 de agosto

Horário: 20h

Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados com antecedência através do site https://www.sympla.com.br/evento/encontro-com-a-musica-classica-2023/2078198 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS