Música | Da redação | 21/08/2018 09h45

Música inspirada em Manoel de Barros vence II Festival da Canção da UEMS

Compartilhe:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou neste sábado (18) a segunda edição do Festival da Canção da UEMS, juntamente com a I Mostra Poética e Coreográfica. O evento ocorreu dentro da programação do 4º Arraiá da UEMS, na Praça Antônio João, em Dourados.

As quatro bandas concorrentes do Festival apresentaram músicas inéditas, compostas por acadêmicos, docentes e técnicos administrativos da Universidade. Sendo a vencedora “A música sobre nada”, composta por Max Dante de Baptista e Matheus Faria Matos, juntamente com Gabriel Alves Lacerda de Lélis, Louise Teixeira Deleaste e Leila Cristina Konradt Moraes, representantes do curso de Engenharia Ambiental da Unidade de Dourados.

De acordo Matheus Faria Matos, a música foi inspirada na obra “O livro sobre nada” de Manoel de Barros. “Fizemos uma analogia do bem-te-vi com o Beethoven. Nós gostamos muito do assunto do livro, pois os poemas de Manuel de Barros são complexos de se entender, mas ao mesmo tempo são de uma forma simples, bem poética e lírica”.

“Pensamos em nos inspirar em algumas referências do Estado, aí no mesmo dia eu li ‘O livro sobre nada’, comecei a letra e fomos compondo. Uma das principais mensagens da música remete a uma parte do livro que ele fala ‘infantilizando formigas’ e a gente fez um trocadilho com isso e colocou ‘profissionalizando cigarras’, porque a música, normalmente, não é vista como uma profissão, mas como uma coisa qualquer”, destacou Max Dante de Baptista.

Ano passado o grupo ficou em terceiro lugar e neste ano, segundo os integrantes, o diferencial deste ano foi a mistura de sons, onde reuniram a gaita, a viola caipira, o chacoalho, cajon e o baixo.

Para a professora Lourdes Lago Stefanelo, organizadora dos eventos, um dos objetivos do II Festival foi encorajar a experimentação e um criar espaço para que as pessoas possam expressar suas ideias e sentimentos. “Agradecemos a presença da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Com este evento visamos possibilitar o acesso das famílias a programas culturais, considerando que a Universidade busca inspiração na esfera das propostas tanto em nível municipal, estadual ou federal, a tentativa de traçar novos critérios de valorização e de dignificação do ser humano e da sociedade”, ressaltou.

O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, parabenizou a todos os participantes do Festival. “ Em especial aos integrantes da banda vencedora com ‘A Música é sobre nada’, mas como disseram ‘que é ela é sobre nada, mas na verdade diz tudo’. Parabéns também a professora Lourdes Stefanello pela organização do nosso evento, sem dúvida sem a dedicação dos organizadores nós não alcançaríamos o sucesso”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS