Música | Com Prefeitura de Ponta Porã | 16/08/2023 12h33

Marcos Assunção e Marco Lobo se apresentam nesta quarta em Ponta Porã

Compartilhe:

“Viola e Batuque”. Essa é o nome da turnê que o músico sul-mato-grossense Marcos Assunção e o baiano Marco Lobo, (com direito a workshop), estarão percorrendo 10 cidades do Estado. Ontem (terça) eles se apresentaram em Dourados (MS) no Casulo – Espaço de Cultura e Arte. Nesta quarta-feira (16) será a vez de Ponta Porã no Centro de Convenções, com uma programação que prevê workshop a partir das 18 horas. Os interessados poderão realizar as suas inscrições gratuitamente através do QR Code disponível nos materiais de divulgação ou ainda através da Gerência de Cultura. Mais informações pelo telefone 67 – 984472206 ou 992181889.O projeto tem incentivo do Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, da Fundação de Cultura de MS e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Esse encontro musical se destaca pela singularidade e brasilidade em sua música feita com instrumentos símbolos da cultura brasileira. Ao som da viola caipira, violão 7 cordas, berimbau, pandeiro e outros instrumentos percussivos, os músicos remetem o som regional ao mais sofisticado estilo provenientes das influencias da música erudita ao jazz. O trabalho de Marcos Assunção e Marco Lobo resultou no álbum “Viola e Batuque” e já está em todas as plataformas e será lançado justamente nesta turnê.

CIDADES – A turnê Viola e Batuque 2023 seguirá no dia 17 (quinta-feira) em Naviraí – no Auditório da UFMS; dia 18 (sexta-feira) em Ivinhema – na Fundação Nelito Câmara; dia 18 (sábado) em Ribas do Rio Pardo – no Espaço Cultural; dia 20 (domingo) em Água Clara – no Cinema Municipal; dia 21 (segunda-feira) em Três Lagoas – no Auditório da UFMS; dia 22 (terça-feira) em Coxim – Espaço Cultural da UFMS; dia 23 (quarta-feira) em Aquidauana – Escola Estadual Profa. Doris Mendes Trindade e encerra com dois shows em Campo Grande – dia 24 (quinta-feira) – Teatro Luiz Felipe de Oliveira – UFMS e no Teatro Glauce Rocha no dia 30 (quarta-feira).

As composições do show Viola e Batuque são inéditas para esse trabalho e traduzem a criatividade vinda da inspiração resultante das culturas fronteiriças ao som de viola caipira e das diversidades culturais em ritmos contagiantes do povo, da polca ao chora e do baião ao jazz. Os dois artistas fazem as melodias fluírem aos ouvidos presentes e atendos às cordas e batuques. Além do repertório autoral, os músicos apresentam clássicos da música erudita em obras de Johan Sebatian Bach, Ernesto Nazareth e Egberto Gismonti. Fazem parte também do programa, arranjos para obras regionais de Paulo Simões, Geraldo Roca e Almir Sater.

MARCOS ASSUNÇÃO – Compositor, guitarrista, violonista, bandolinista e violeiro, Marcos Asssunção é campo-grandense e começou a tocar aos 7 anos na Banda Marcial da Escola. Com 13 anos começou a estudar violão e guitarra. O encontro com a viola capiria foi através do seu avô Duarte Assunção, motivo este que adotou o sobrenome em seu trabalho artístico em homenagem a ele. O jazz, choro, bossa nova, música erudita, caipira e regional são suas principais influências. Ele é graduado em música pela UFMS e pós-graduado e Educação Musical. Já dividiu palco com músicos renomados como Gay WIllis (EUA), Arthur Maia, Roberto Correia, Ivan Vilela. Recebeu inúmeras premiações como Projeto Pixinguinha, Funarte (com Gabriel Sater). Lançou no ano passado uma coleção dedicado à viola caipira sul-mato-grossense: Viola Brasileira – Volumes I, II e III.

MARCO LOBO – O percussionista baiano Marco Lobo é multi-instrumentista e autodidata. Iniciou sua carreira em Salvadoe e atualmente reside no Rio de Janeiro há mais de 30 anos. Durante muitos anos integrou as bandas de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Lenine, Vanessa da Mata, Djavan, Moraes Moreira entre outros nomes. Com essa bagagem, em 2010 partiu para carreira solo no Brasil e no Exterior. Recentemente integra o Trio com Armandinho Macêdo e Yacoce Simões com o álbum “Retocando Gil e Caetano”, lançado pelo selo Biscoito Fino. Marco Lobo já lançou três Cds e um DVD. Ministra oficinas e workshops, cria e executa projetos musicais que fortalecem a música instrumental brasileira ao redor do mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS