Música | Da redação | 28/09/2016 06h34

III Festival Internacional de Violão em Campo Grande será na próxima semana

Compartilhe:

Entre os dias 3 e 8 de outubro o III Festival Internacional de Violão 2016 em Campo Grande oferece concertos gratuitos, aulas para os alunos (masterclasses) e ainda um concurso entre violonistas de diversos países e estados brasileiros. O objetivo é promover o ensino, a pesquisa e incentivar a produção artística do violão no Estado.

O III Festival Internacional de Violão 2016 em Campo Grande é mais uma iniciativa do Curso de Música da UFMS juntamente com a Coordenadoria de Cultura da PREAE/UFMS e com o apoio do SESC-MS.

Durante os dias de festival, ocorrerão no Anfiteatro do CCHS/UFMS palestras e aulas voltadas aos acadêmicos, profissionais e diletantes com a finalidade de se especializar no conhecimento sobre o instrumento. Intercalado a isto haverá apresentação de trabalhos científicos sobre áreas especificas do violão (ensino, história, performance, etc) e mesas redondas. E nas noites ocorrerão os concertos gratuitos, no SESC Horto às 20h (com retirada de senha na bilheteria, uma hora antes).

Neste ano, o festival apresenta uma diversidade incomum, pois além de violonistas clássicos consagrados e de indiscutível carreira internacional, haverá concertos de instrumentos como viola caipira, ao lado de instrumentos de outros tempos (alaúde e vihuela), além da presença de solistas tocando clássicos populares argentinos, paraguaios e bolivianos.

Dentre os convidados, têm destaque o argentino Eduardo Isaac – um dos mais respeitados e experientes violonistas da atualidade, conhecido por suas interpretações de tangos e de música clássica latinoamericana – e o norte americano Adam Levin, reconhecido pela crítica internacional como um dos maiores expoentes de sua geração e detentor de importantes prêmios internacionais, além de importantes violonistas como os brasileiros Edelton Gloeden (USP), Roberto Correa (viola caipira), Michel Maciel (UFMG), o boliviano Marcos Puña, os argentinos Marcos Pablo Dalmacio, Lucio Yanel, o paraguaio Ysmael Insfran e o maestro da Orquestra Municipal de Campo Grande, Eduardo Martinelli, como solista ao violão.

Além dos convidados internacionais do festival, o concerto de abertura apresenta um programa especial: duas obras para violão solista e orquestra – fato absolutamente incomum em Campo Grande. A primeira, o concerto Diálogo de Ernst Mahle (1929) tocado pelo professor do curso de música Pieter Rahmeier acompanhado pelos músicos da Camerata de Cordas da UFMS em parceria com músicos da OSCG. A segunda obra, uma das mais importantes do repertório: o Concerto para violão e orquestra de Heitor Villa Lobos, regido pelo prof. Jorge Augusto Geraldo e tendo como solista o veterano prof. Marcelo Fernandes do Curso de Música da UFMS. O concerto de abertura ocorrerá no dia 3, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada franca.

A programação está no facebook: III Festival de Violão em Campo Grande e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: festival.violao.cg@gmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS