Música | Da redação | 18/12/2017 10h52

Fim de ano no HU-UFGD é marcado por música, fé e solidariedade

Compartilhe:

As últimas semanas têm sido especiais para a comunidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Com uma programação voltada aos temas de fim de ano, pacientes, acompanhantes, visitantes, funcionários, acadêmicos e residentes já estão no clima de Natal e de Ano Novo.

Há três anos, um grupo de colaboradores voluntários se reúne para organizar as ações, que envolvem a montagem da árvore de Natal e a decoração temática, além da elaboração de um programa incluindo apresentações musicais, celebrações religiosas e a arrecadação de doações para pacientes com dificuldades socioeconômicas.

Mãos que cuidam do HU

Lançada no dia 1º de dezembro, a programação teve início com a montagem da árvore de Natal dos colaboradores, atividade que já se tornou tradição no hospital. Neste ano, todos os funcionários foram convidados a deixar sua marca na árvore, como metáfora para o esforço coletivo das mãos que cuidam do HU-UFGD. Também foi instalado o letreiro “#SOUHU♥”, em homenagem a toda a comunidade hospitalar.

Fé que transforma

Organizado pela Capelania Hospitalar e a Associação de Voluntários do HU-UFGD, o Culto Ecumênico Especial de Natal proporcionou momentos de reflexão e fé a quem esteve presente. Com as boas-vindas da presidente da Associação, Liobeth Kojima, e as falas do pastor Cícero Marcos e do padre Benjamim Júnior, a celebração teve também apresentações dos jovens do Projeto Musicanto, da Igreja Adventista, e dos músicos católicos Vitor e Valdemi.

No HU-UFGD, o serviço de Capelania Hospitalar foi regulamentado em 2015 e hoje conta com 187 voluntários de diversas religiões, que realizam visitas diárias aos pacientes internados. Além disso, todos os meses são celebrados uma missa e um culto abertos a toda a comunidade hospitalar.

Música para a alma

O circuito de apresentações musicais levou emoção a todos os setores da instituição. Desde novembro, passaram pelo HU-UFGD grupos e corais voluntários, entoando canções natalinas para pacientes e colaboradores. Começando pelo Coral dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Dourados, o hospital recebeu também o Grupo de Canto Caravana do Evangelho, que é composto por frequentadores de casas espíritas da cidade.

Apresentou-se, ainda, o coletivo Seresteiros do HU-UFGD, formado por funcionários do hospital há três anos, com objetivo de preencher com música os dias que antecedem o Natal. Neste ano, a canção escolhida foi “A Paz”, uma versão da banda Roupa Nova para “Heal the World”, do cantor Michael Jackson.

Finalizando a programação natalina, músicos da Orquestra UFGD fizeram um emocionante concerto na tarde de sexta (15), no auditório do hospital. De Elvis a Beethoven, passando por Geraldo Vandré e músicas de Natal, o repertório fechou em grande estilo a última semana de atividades especiais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS