Música | Com Sesc | 05/03/2020 11h19

Concertistas mulheres são tema de palestra e da Quinta Instrumental

Compartilhe:

Neste mês de março, a “Quinta Instrumental” do Sesc Cultura, será especial trazendo musicistas de fora do estado, e terá como tema as concertistas, com duas ações integradas e abertas ao público. No dia 25 de março, quarta-feira, às 19 horas, haverá a palestra “A mulher na música de concerto brasileira”, com Valéria Bonafé (SP). A musicista, que é doutora pela USP, onde hoje atua como pesquisadora e coordenadora da NuSom – Núcleo de Sonologia da USP, e é ativista da rede Sonora – Músicas e Feminismos.

A palestra vai discutir temáticas relacionadas à atuação de mulheres artistas no mercado musical brasileiro, tanto na composição, quanto na performance musical. Além de situações particulares, serão descritas etapas da formação artística, sendo propostas vias de superação para a desigualdade estrutural vivida ainda hoje.

Na quinta-feira, 26, às 20 horas, a Quinta Instrumental recebe o Duo Domenici (RS)- Teixeira (MS) – Brasil XX, com peças para violoncelo e piano escritas por compositoras brasileiras nascidas no século XX.

São obras escritas por compositoras, com ênfase em brasileiras atuantes no século XX, que pouco são lembradas por uma historiografia centrada em homens, mesmo elas possuindo uma qualidade musical inestimável. Serão lembrados os nomes de pioneiras como Dinorá de Carvalho, além de compositoras atuantes como Fernanda Aoki Navarro, Roseane Yampolschi e Denise Garcia.

Sobre o Duo – Catarina Domenici é pianista e compositora, professora da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, e William Teixeira, professor de violoncelo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Catarina Domenici possui uma carreira ativa como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. É Professora de Piano da UFRGS desde 1993, tendo também exercido a docência na Eastman School of Music, University at Buffalo , Nazareth College e Finger Lakes Community College. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical. William Teixeira é doutor em música pela USP e professor da UFMS. Já atuou como solista frente a grupos como Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro e a Orquestra de Câmara da USP. Foi aluno dos professores Francisco Paes e Eduardo Bello até se tornar discípulo de André Micheletti. Prossegue sua formação por meio de masterclasses com professores como Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e a Central de Relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS