Museu | Da Redação/Com Assessoria | 25/09/2013 10h45

Unidades da Fundação de Cultura integram programação da 7ª Primavera de Museus

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado integra com atividades em suas unidades museológicas a 7ª Primavera de Museus, que acontece de 23 a 26 de setembro. O tema abordado neste ano é Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura.

Nesta quarta-feira (25 de setembro) , às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som será ministrada a oficina Adaptação Literária e Cinema Afro-brasileiro, com o historiador Carlos Versoza e Rodolfo Ikeda, mestre em Estudos de Linguagens.

A oficina irá abordar parte dos resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo discutir os processos de adaptação, aproveitamentos, empréstimos e reciclagens temáticas, narrativas e situações que os produtos midiáticos fazem de outros textos precedentes na indústria cultural dos meios de comunicação. Esta reflexão é feita a partir da análise da obra audiovisual “Orfeu Negro".

Já o Marco irá receber estudantes de escolas da rede pública e particular, previamente agendados, para participarem da programação elaborada pelo museu que contará com visita mediada às salas da 3ª Temporada de Exposição com as arte-educadoras do Programa Educativo, oficina para confecção de alguns instrumentos musicais de origem africana incorporados a nossa cultura e exibição do documentário Cultura Afro-Brasileira, este também será exibido ao público em geral entre os dias 23 a 27 de setembro, às 15 horas, com entrada franca.

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o IBRAM. O objetivo do evento é chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade. A partir do tema sugerido, os museus preparam atividades como seminários, exposições, oficinas e outras atividades.

O agendamento das escolas que desejam participar da 7ª Primavera de Museus poderá ser feito pelo telefone (67) 3326-7449. O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Já o MIS está localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 557. Mais informações pelos telefones (67) 3316-9146 e (67) 3316-9178.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS