Museu | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 14/05/2015 11h21

Sustentabilidade em pauta na 13ª Semana Nacional de Museus

Compartilhe:

A partir da próxima segunda-feira (18), instituições museológicas de todo o País contarão com programação especial, parte da 13ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC). O evento é realizado anualmente em celebração ao Dia Internacional de Museus e terá como tema "Museus para uma sociedade sustentável", proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Ao todo, 1.378 instituições em 609 municípios brasileiros participarão da semana, com 4.570 atividades, entre palestras, exposições, oficinas, minicursos, ações educativas, exibições de filmes e espetáculos teatrais que se estendem até 24 de maio. 

A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea e o Ibram/MinC, ao trazer essa causa para discussão, tem como objetivo fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre o planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação. De acordo com o Ibram, nos museus, a sustentabilidade oportuniza repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere essas ações. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS