Museu | Da Redação/Com Assessoria | 25/10/2013 11h31

Seminário do Sistema Estadual de Museus discute integração e modernização

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 29 de outubro (terça-feira) o ciclo de palestras do 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus, evento que discute ideias e novas ações voltadas para as entidades museológicas do Estado. As atividades acontecem ao longo do dia no Museu da Imagem e do Som e no Museu das Culturas Dom Bosco, ambos na Capital.

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul, o historiador Carlos Alberto Versoza, o objetivo do Seminário vai além da integração entre os diversos museus existentes em nosso Estado. Segundo ele, o encontro pretende atualizar as informações pertinentes a modernização das unidades, difundir informações respectivas a captação de recursos por meio de editais e também promover momentos para debates e exposição de ideais de vanguarda quanto a formação dos museus em Mato Grosso do Sul.

A atualização e modernização das unidades passa diretamente pelo enquadramento preconizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e que será discutido no Seminário: casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos; intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas; pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. 

Considerados no passado santuários discretos e locais somente de exposição, atualmente os museus têm sua importância assegurada na função educativa correspondente a democratização do saber. Segundo a Comissão Internacional para a Museologia da Unesco, as entidades têm por fim agrupar, conservar, estudar e expor para fins educativos, exame de estudo, e de prazer, coleções de bens culturais ou naturais.

Sistema Estadual de Museus – Criado por meio do decreto nº 12.687, de 30 de dezembro de 2008 pelo Governador André Puccinelli, o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS) foi um dos pioneiros no país.

Visa a sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado, e principalmente a promoção da interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, visando o constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais.

Mato Grosso do Sul possui atualmente 60 instituições ativas inscritas no Cadastro Nacional de Museus em 24 municípios e atendidas pelo Sistema Estadual de Museus.

Confira a programação do 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus:

Museu da Imagem e do Som

8 horas – Abertura

8h15 – Palestra: Captação de recursos por meio de editais / Assessoria de Projetos FCMS

8h45 - Modernização e Plano Educativo do Museu da Imagem e do Som

9h35 – Intervalo

9h50 – Palestra: Museu Universitário e de Pesquisa / ProfªDrª Emília Mariko Kashimoto (MUARQ/UFMS)

10h20 - Visita monitorada – MUARQ

11h30 – Almoço

Museu das Culturas Dom Bosco

13h30 – Palestra: Museu Indígena Etnográfico / Carla Fabiana Costa Calarge (graduada em Comunicação Social (UCDB) e Ciências Sociais (UFMS) e mestranda em Antropologia).

14 horas - Visita monitorada – Museu das Culturas Dom Bosco

15h30 - Encerramento e entrega de certificados

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS