Museu | Da redação/com FCMS | 18/05/2015 11h07

Público explora e se apropria da história na abertura da Semana de Museus

Compartilhe:

Campo Grande viveu uma noite diferente nesse domingo. Foi uma noite dedicada a conhecer e explorar um pouco da nossa história através da visitação e também da reflexão sobre a importância dos museus para a união das gerações. A noite nos Museus, atividade da 13° Semana Nacional dos Museus aqui na Capital, foi aberta com o Pedal Cultura – passeio ciclístico pelo centro histórico de Campo Grande. Integrantes de grupos de ciclismo, artistas e autoridades se uniram em uma pedalada pra lá de especial enquanto na Biblioteca Isaías Paim as crianças participavam de uma oficina lúdica.

Logo depois, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, fez a abertura oficial da Semana Nacional dos Museus e destacou a importância deles na formação dos jovens. “Os museus representam o que fomos, o que somos e o que seremos. Precisamos nos apropriar desses espaços públicos”.

Também estiveram presentes a abertura da programação o gerente de patrimônio histórico cultural da Fundação de Cultura, Caciano Lima, a secretária adjunta, Andréa Freire, representantes da UFMS, vereador Eduardo Romero, e a coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional da Ibram, Ana Lourdes Costa, que ressaltou que “um museu é feito de gente e para gente. Não tem sentido se não tiver gente dentro dele. Estou encantada com o que estou vendo hoje aqui em Campo Grande”.

Caciano Lima disse que foi um desafio abrir o prédio em um domingo a noite.   “Nós sonhamos e hoje estamos dando vida a esse patrimônio”.

Em seguida foi a vez da performance “Caminhos de Ferro”, por Isac Zampieri e Tiago Moura. Ainda nessa noite foi aberta no Museu da Imagem e do Som a Exposição Fotográfica “Ladrilho Hidráulico: Revelando a História de Aquidauana”, da artista plástica Sônia Corrêa. O show “Sinalizadores”, da banda Iucatan, encerrou a Noite dos Museus.

Organizada pelo Sistema Estadual de Museus, a 13ª Semana Nacional de Museus envolve o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e instituições culturais parceiras: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, Museu de Arte Contemporânea (Marco), Museu das Culturas Dom Bosco, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É realizada com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A programa da Semana Nacional dos Museus continua hoje, às 8 horas, com a realização da oficina “Pensando Estratégias Criativas e Sustentáveis”, ministrada pela coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional Ana Lourdes Costa (DDFEM/Ibram). A atividade tem intervalo para o almoço e retorna às 13h30, com término às 15 horas.

A partir das 16 horas será realizada a palestra “Organização e preservação de acervos físicos e digitais: os desafios de um órgão arquivístico em Mato Grosso do Sul”, ministrada pelo professor Vitor Wagner, doutor em História e professor do Curso de História da UFMS/CPTL e pelo coordenador do Núcleo de Documentação Histórica, Honório de Souza Carneiro da UFMS/CPTL. Ambas as atividades acontecerão no Museu de Arte Contemporânea – Marco.

Na terça-feira (19 de maio), às 8h30, no Museu das Culturas Dom Bosco acontece a palestra “Revitalização e adequação de espaços para programas museais: Projeto Espaço Cultural Melo Cáceres”, ministrada pelo Ten Cel. Figueiredo, da 9° Região Militar – Comando Militar do Oeste. Em seguida, às 10h30, será proferida a palestra “Como aproximar o acervo das pessoas”, ministrada pela museóloga Eliane Oliveira Lima.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, será realizada no Museu da Imagem e do Som a palestra “Práticas éticas em museus – respeito amplo pela diversidade cultural das comunidades ligadas a este patrimônio”, ministrada por França, do Museu Virtual das Moreninhas. Em seguida, às 15h30, será realizada a “Reunião técnica sobre o Sistema Estadual de Museus”.

Celebrando os museus - O Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de Maio, foi definido pelo ICOM – The International Council of Museums, organismo da Unesco. No Brasil a data é rememorada desde 1977. Atualmente a Semana Nacional de Museus celebra a data e sua 13ª edição reúne 1.378 instituições culturais, realizando mais de 4.500 atividades por todo Brasil.

A Semana Nacional de Museus busca contribuir para despertar a consciência sobre a importância do patrimônio cultural e a sustentabilidade. Oferece ainda atividades de reflexão e formação técnica na área de museologia para profissionais, estudantes e público em geral. É exercício para o corpo – como o Pedal Cultural – e para a alma, por meio de exposições, música e reflexão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS