Museu | Da Redação/Com Assessoria | 29/07/2013 12h35

Proposta do Arte no Museu é aproximar população da cultura local

Compartilhe:

Aproximar a população das atividades culturais e promover a integração dos bairros é um dos objetivos do projeto “Arte no Museu”, que nesse domingo (28) realizou a sua primeira edição no Museu José Antonio Pereira. A administração do prefeito Alcides Bernal (PP) assumiu desde o início do ano o desafio de valorizar a cultura local, no sentido de tornar possível o acesso das famílias aos eventos públicos que envolvem música, dança, teatro, brincadeiras, artesanato, gastronomia e atividades variadas. Neste sentido, muitas pessoas prestigiaram ontem uma tarde agradável por meio do projeto, aprovado por unanimidade tanto por quem visitou o local, como também pelas pessoas que tiveram a oportunidade de divulgar o seu trabalho. 


Uma das sócias da ‘Culinária do Cerrado’, Rosa Maria da Silva, de 51 anos, fala da importância de um local para apresentar seus produtos, feitos com a matéria prima do cerrado. “Somos oito mulheres que utilizam a matéria prima do jatobá, cumbarú e outras espécies para desenvolver doces, pães e outros pratos. A Prefeitura abriu esse espaço pra gente participar é isso é muito importante, pois nos dá a chance de levar nosso trabalho para outras regiões da cidade”, considera. 


A artesã Ingra Flores, de 30 anos, concorda com Rosa e considera positivo o perfil da nova administração Municipal, no sentido de abrir espaço para que a cultura local possa se difundir. “Nós, artesãos, ainda encontramos dificuldade para encontrar locais onde levar nossa arte. Quando existem eventos públicos sempre tem a questão da estrutura e isso vai nos distanciando pela dificuldade em poder estar presente. Achei bastante positiva a iniciativa da Prefeitura em buscar os artistas para participar do projeto”, disse.


Os visitantes também aprovaram a estratégia. Na opinião da operadora de telemarketing, Lucelia Regina Silva, de 30 anos, que na tarde de ontem foi até o museu com o marido e o filho, de 4 anos, oferecer não apenas o espetáculo, mas opções de entretenimento em um mesmo ambiente, motiva as pessoas a saírem de casa e prestigiar o evento. “Meu filho insiste para virmos aqui. Mas aí a gente pensa que vai chegar no local, e em cinco minutos conhecer a casa e depois ir embora. Isso desanima e sempre adiamos. Mas, com a apresentação de teatro, música, opção de gastronomia e artesanato pra gente olhar, fica mais divertido o passeio. A Prefeitura conseguiu tirar a gente de casa em um domingo. Espero que tenha continuidade esse projeto”, ressaltou a moradora do bairro Jardim Radialista. 



O coordenador de Teatro da Fundac, Weder Paes explica que a intenção do projeto “Arte no Museu” é difundir e promover a cultura, aproximando esse universo da comunidade, principalmente as que vivem nos bairros mais distantes. “É sem dúvida um avanço para a população de Campo Grande receber projetos como este, que aproxima as pessoas dos atrativos culturais da cidade. Além do ganho para as pessoas que desenvolvem trabalhos de artesanato e gastronomia que serão pela primeira vez inseridos integralmente nas ações”, enfatiza.


A tarde cultural deverá acontecer uma vez por mês, sempre das 15 horas às 17 horas. As atividades poderão contar com a participação da comunidade que terá a oportunidade de se inscrever nas atividades musicais e artísticas e se cadastrar para barracas de culinária e artesanato. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Fundac - 3314-9517.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS