Museu | Com Prefeitura de Aquidauana | 29/06/2022 13h07

Prefeitura inicia revitalização do Museu de Arte Pantaneira em Aquidauana

Compartilhe:

Iniciou nesta semana, a obra de revitalização geral do Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros”, em Aquidauana. Esse museu é um patrimônio importantíssimo para a cidade e região, pois em seu acervo possuí documentos, peças e retratos que ajudam a contar a história de Aquidauana, da região pantaneira e, claro, de Mato Grosso do Sul.

Desde que assumiu a gestão em 2017, o prefeito Odilon Ribeiro, junto com sua equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e de Cultura e Turismo, vinha pleiteando parcerias e recursos para a revitalização do museu.

Até que em 2019, o prefeito Odilon Ribeiro apresentou ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) o projeto, e ele, por sua vez, entendendo a importância cultural, social, turística e educacional do museu para a cidade, destinou uma emenda para a revitalização do museu.

Assim, o projeto de revitalização foi aprovado pelo Ministério do Turismo e desde 2019, a prefeitura aguardava o Ministério do Turismo com a tramitação documental e liberação do recurso da emenda do deputado Beto Pereira para iniciar a obra.

O prefeito Odilon Ribeiro disse que a reforma do Museu de Arte Pantaneira representa um impulso para o setor econômico, cultural, educacional e turístico da cidade e para a preservação da história do município.

“O prédio em que funciona o museu faz parte da história patrimonial de Aquidauana e, desta forma, com a revitalização dele, estaremos reabrindo as portas do museu, trazendo de volta um importante local de conhecimento, de história, memória e aprendizado sobre a identidade histórica de Aquidauana e da nossa região pantaneira. Estamos na expectativa de ficar tudo muito bonito para nossa comunidade e turistas”, afirmou o prefeito Odilon.

Os recursos de R$ 292 mil reais são oriundos de emenda parlamentar, viabilizada pelo Governo Federal via Ministério do Turismo. No entanto, devido à demora para a liberação dos recursos federais, a Prefeitura de Aquidauana precisará fazer um aporte com recursos próprios para o reequilíbrio financeiro e conclusão da obra.

O prédio do museu é um casario, com estilo arquitetônico neocolonial, com inúmeros detalhes do teto ao chão, datado de construção em 1918, edificado por ordem do Sr. Manoel Antônio Paes de Barros, um dos organizadores do antigo povoado local e tinha cunho residencial.

Ao longo dos anos, o casario foi ocupado para várias atividades públicas e privadas. Até que, em 1998, a Prefeitura de Aquidauana instituiu ali o Museu de Arte Pantaneira.

A expectativa para sua reabertura é enorme, principalmente, por conta de ser o museu um importante instrumento para pesquisas acadêmicas, escolares e mais um grande atrativo turístico e cultural da cidade.

Vale destaque, o pedido de reforma do Museu, além de ser feito pelo prefeito Odilon Ribeiro, com projeto elaborado pela equipe da Prefeitura de Aquidauana, foi reforçado pela Câmara Municipal de Aquidauana, através de indicação do vereador Anderson Meireles e aprovada por todos os demais vereadores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS