Museu | Da Redação/Com Assessoria | 19/08/2013 22h33

Prefeitura constrói museu da Colônia Agrícola em Indápolis

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados está construindo no distrito de Indápolis um museu que vai relatar parte da história do município durante a implantação da Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados). No espaço, serão disponibilizados documentos e objetos que relembram esse fato histórico, que impulsionou o desenvolvimento regional.

O complexo, além do museu, terá espaço para comercialização de artigos artesanais, com uma praça de alimentação oferecendo comidas típicas. A iniciativa do projeto é do prefeito Murilo e será coordenado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação das Mulheres de Dourados, localizada no distrito de Indápolis, que conta com a participação de 30 integrantes.

Junto a esse espaço turístico está o Cruzeiro, monumento considerado o marco da implantação da colônia, tombado pelo município em 1987 e que está sendo revitalizado. Na obra estão sendo investidos R$ 290 mil, resultado de emenda do deputado federal Marçal Filho e mais recursos da prefeitura como contrapartida.


A Cand foi implantada em 1944 e fazia parte do projeto Marcha para Oeste, inserido na política de colonização do Estado Novo Brasileiro, durante o governo de Getúlio Vargas. Com a Colônia, a região se desenvolveu significativamente por conta das pessoas que migraram de várias partes do país, em busca de trabalho. Cada colono recebia um lote. Muitos filhos e netos desses colonos vivem nas terras até hoje.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS