Museu | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 19/09/2012 12h16

Museus da Fundação de Cultura de MS participam da 6ª Primavera dos Museus

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove, neste mês, uma programação especial que integrará o evento 6ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro e terá como tema “A Função Social dos Museus”.

 Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras, etc.

 O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

 Em Campo Grande, três unidades da FCMS estarão de portas abertas para receber o público: o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), o Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO) e a Sala David Cardoso. 

Nos dias 26 e 27, das 19h às 22h, acontece no MIS - MS o 13º Encontro do Proler, com o tema: Memória, atuação e projeção. Realizado em diversos lugares pelo Comitê Proler 2012/MS, no local estão previstas as oficinas “Leitura, tecnologia e formação” e “Cinema na Escola”. 

O Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO) integra a programação com a 3ª Temporada de Exposições com as mostras dos artistas Alessandra Mastro Giovanni, Laerte Ramos, Andery Neto, Pamela Reis, e uma coletiva com artistas de Cuiabá/MT. O horário da visitação é das 12 às 18h de segunda a sexta-feira.

 De 25 a 28 a instituição também promove das 15h às 16h, as oficinas de cerâmica e estamparia. Acontece ainda a visita guiada, na qual as exposições são mediadas pelas arte-educadoras do programa educativo do museu.

 No dia 26, das 14h às 16h, o público poderá participar do projeto “Conversando com o artista”. Haverá um bate-papo da artista Pamela Reis com alunos agendados do programa educativo, no Auditório do MARCO.

 No dia 29, das 10h às 20h será realizada a ExpoArt, evento que reúne o que há de melhor em arte e design em Campo Grande, e conta com a participação de diversos expositores, artistas, designers, decoradores e arquitetos.

 De 24 a 30 de setembro, a Sala David Cardoso estará aberta para os interessados em conhecer um pouco mais da história do ator, diretor e produtor. Ela tem um acervo de documentos e filmes que pode ser visualizado e assistido de segunda à sexta, das 7h30 às 22h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS