Museu | Com Assessoria | 04/02/2021 11h25

Museu Republicano realizará webinário sobre o desenhista Hercule Florence

Compartilhe:

O Museu Republicano de Itu, em parceria com o Instituto Hercule Florence (IHF), promove webinário sobre a contribuição das obras de Hercule Florence (1804-1879) aos projetos expositivos concebidos por Afonso d'E. Taunay no Museu do Ipiranga e no Museu Republicano de Itu, ao longo da primeira metade do século 20. O curso é parte das homenagens ao aniversário de Itu, comemorado em 2 de fevereiro, e será realizado no dia 25 de fevereiro, das 19h às 21h.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas até 24 de fevereiro pelo site Webinário: Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu. (google.com) .

O seminário virtual "Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu" contará com as palestras da Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, docente do Museu Paulista e supervisora técnico-científica do Museu Republicano, da Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do Museu Paulista da USP, e Iara Lis Franco Schiavinatto, Profa. associada do Instituto de Artes da Unicamp. A mediação ficará por conta de Francis Melvin Lee, superintendente do IHF.

Hercule Florence

Inventor e desenhista, reconhecido como o responsável pelo nascimento da fotografia no Brasil, Hercule Florence nasceu em Nice, na França, e veio para o Brasil em 1824. Em Campinas, no interior de São Paulo, morou por cerca de 50 anos.

Foi durante uma expedição iniciada em setembro de 1825, passando por estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Pará, que Florence realizou uma série de desenhos e aquarelas retratando a fauna, a flora, a paisagem e a população dos locais visitados - essas imagens constituem a única documentação completa dessa viagem.

Serviço:

- Webinário "Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu"

- Dia 25 de fevereiro, das 19h às 21h

- Inscrições: Webinário: Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu. (google.com)

- Os participantes inscritos receberão certificado após o encerramento do evento.

Tour Virtual - Enquanto estiver fechado devido à pandemia, o público pode visitar o Museu Republicano e conferir suas exposições de forma online. Lançado em novembro, o tour pode ser realizado por meio do link https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS