Museu | Com Gabrielle Tavares, da Assessoria da UFMS | 20/09/2019 08h22

MuArq participa da Primavera dos Museus neste mês

Compartilhe:

O Museu de Arqueologia (MuArq) da UFMS vai participar da 13° Primavera dos Museus, realizada entre os dias 23 a 29 de setembro. Esta edição do evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos Museus”.

O MuArq é uma unidade institucional sem fins lucrativos criada em 2006 e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte. O Museu tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da sociedade e da democratização da cultura por meio das exposições e conservações de itens pré-históricos.

Na segunda-feira (23), às 19h, a abertura do evento contará com a palestra “Preservação Audiovisual: História, Memória e Perspectiva”, ministrada pelo coordenador do Centro de Documentação (Cedoc) da TV Cultura, José Maria Pereira Lopes. A palestra acontece na sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

Durante toda a semana, serão realizadas visitas monitoradas às exposições do MuArq, nos horários das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Ainda no MuArq, serão expostos, a partir das 16h do dia 24, os quadros do artista Jonir Figueiredo. Jonir é natural de Corumbá e bacharel em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília, SP. Com 40 anos de experiência, sua temática está sempre baseada na iconografia pantaneira, o que o fez ser premiado em diversos salões de arte em Mato Grosso do Sul e pelo Brasil. “Venham filtrar-se com as cores, formas, movimentos, símbolos e signos da natureza divina e humana. É a primavera pura e rupestre no MuArq”, convida o artista para a exposição que estará aberta ao público até o dia 15 de outubro. Também no dia 24, será realizada homenagem aos patronos do MuArq: Gilson Martins e Emília Kashimoto vai acontecer a inauguração do espaço Lúdico-pedagógico “Nas trilhas do passado arqueológico de Mato Grosso do Sul”.

No dia 28, será realizada uma oficina sobre confecção de réplicas e vivência arqueológica com o professor de História e artista plástico Luciano Alonso. O MuArq está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 1° andar. Mais informações pelo telefone (67) 3321-5751.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS