Museu | Da Redação/Com FCMS | 14/05/2015 11h32

Marco participa da 13ª Semana de Museus com atividades para as escolas

Compartilhe:

O Museu de Arte Contemporânea (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, participa, entre os dias 19 e 22 de maio, da 13ª Semana de Museus com atividades oferecidas para as escolas. A Semana é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.

A Semana de Museus, ação de promoção permanente do Ibram, congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em comemoração a esta data, instituições museológicas de todo o País realizam programações especiais voltadas em torno do tema escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para comemorar o evento.

Neste ano, o enfoque será “Museus para uma sociedade sustentável”. Segundo o Icom, um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e, para isso, novas formas de pensamento e ação são necessárias na transição para uma sociedade sustentável.

“Ser sustentável é promover ações que têm por objetivo minimizar os impactos que nós causamos no planeta e desta forma os museus exercem papel importante em temas dessa natureza por contribuir para a conscientização ambiental e a reflexão crítica por via de ações educativas”, afirma Maysa Barros, coordenadora do Marco.

Dentro dessa diretriz, o Marco realiza de 19 a 22 de maio seis propostas de atividades para a semana: visita mediada às salas de exposição da 1ª Temporada, exibição de curtas infantis alusivos ao tema, jogos e dinâmicas e customização de camisetas. Nos dias 21 e 22 de maio, das 14 às 17 horas, a programação conta ainda com a oficina plástica “Reciclando com Arte”, com os escritores Heitor Simões e Mara Calvis, em parceria com a Solurb, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos de Campo Grande. A Solurb presenteará os participantes com brindes.

Na oficina serão confeccionadas representações de borboletas e flores com PET e colagem com revistas usadas, com o objetivo de aprender a reutilizar resíduos sólidos. Os escritores também lançarão os livros “Morgana no Planeta Água”, “Lixo no Lugar Certo”, “Planeta Vivo” e “Esperto e Falando e Cuidando do Planeta”.

Para as escolas interessadas em participar das atividades da semana, o agendamento pode ser realizado pelo telefone 3326-7449 e pelo e-mail marco@fcms.ms.gov.br .

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS