Museu | a4&holofote comunicação | 14/03/2021 10h15

FAMA Museu apresenta programação online

Compartilhe:

Com a intenção de reduzir o risco de contágio e a capacidade de alastramento do novo Coronavírus, em consonância com as medidas do Governo do Estado de São Paulo sobre a mudança para fase vermelha do Plano São Paulo, a FAMA Museu e o Espaço FAMA Museu, no Plaza Shopping Itu, suspendem as atividades presenciais até 19 de março ou nova data anunciada em comunicado oficial do poder público.

Durante este período, o público pode conferir a programação online e gratuita com conteúdos relacionados às exposições em cartaz, o acervo do museu e bastidores. Destaque para a nova série de vídeos, disponibilizada no canal do Youtube da FAMA (http://www.youtube.com/famamuseu), sobre a mostra Ontologias, em que cada capítulo traz o depoimento de um artista da exposição sobre seu processo criativo. O primeiro, com o artista Marcos Amaro, também está disponível no Instagram e Facebook.

Ao longo de março, o museu dedica as postagens do Instagram e Facebook às artistas mulheres que fazem parte de seu acervo. Entre elas, estão: Nazareth Pacheco, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral e Frida Baranek. Outra ação que traz a mulher como protagonista é a #MulheresFAMA, uma campanha com depoimentos de integrantes da equipe da FAMA sobre a sua relação com o museu e suas vivências enquanto mulheres.

Vídeos de projetos educativos, exposições passadas e em cartaz também estão disponíveis nas plataformas digitais do museu, como o site specific Área de Propriedade (2020), instalação que ocupa 195 metros de extensão da FAMA Campo, desenvolvida pelo artista Carlito Carvalhosa. O público pode conhecê-la através de visita virtual no canal de Youtube da instituição.

A FAMA Museu preza pela segurança, bem-estar e saúde do público, de seus colaboradores e da sociedade como um todo. O fechamento temporário do espaço físico é uma forma do museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança da comunidade.

FAMA Museu

Situado em Itu, a 100 km da capital paulista, a FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro está localizado em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século XX, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, ocupações, salas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2.000 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Portinari, Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS