Museu | Da Redação/Com Notícias MS | 26/10/2015 14h51

Estudantes visitam Museu de Arqueologia da UFMS

Compartilhe:

O museu de arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq) abriu suas portas para alunos e visitantes em geral durante a Semana de Ciência e Tecnologia. Uma viagem ao passado, começando pela apresentação de um desenho animado “Brincando com o passado no museu”, feito aqui mesmo em Mato Grosso do Sul. Até as inscrições rupestres do desenho são réplicas das existentes em nosso Estado.

Em seguida, é feita a visita monitorada, onde o guia explica, por ordem cronológica, a sequência de objetos rupestres expostos no museu – desde pedras, ossos, cerâmica e outros materiais que fizeram parte do passado. “Começa com o homem pré-histórico – caçadores e coletores – depois segue para os índios agricultores e as cerâmicas de produção indígena. As peças mais antigas do acervo datam de mais de 12 mil anos”, afirma a técnica em arqueologia, Laura Pael, que trabalha no MuArq.

“A parte que eu achei mais legal no museu são os vasos de cerâmica que os índios faziam, são muito bonitos”, diz Luana Souza, de 09 anos, que participou da visitação durante a Semana.

O MuArq é ligado à Pró-reitoria de pesquisas da UFMS e possui sua sala de exposição montada no local desde 19 de maio de 2008, aberta de segunda à sexta-feira para visitação de alunos, turistas e público em geral. Há também um museu científico e um arquivo com mais de 150 mil peças de arqueologia, todas encontradas nas terras de Mato Grosso do Sul.

O museu tem como objetivo realizar pesquisas sobre o passado arqueológico do Estado, buscando entender e explicar os diversos processos de povoamento humano deste território, contribuindo para a preservação da memória do patrimônio cultural e manutenção da diversidade cultural.

Para saber mais informações sobre as visitações e outras atividades oferecidas no museu, que fica no primeiro andar do prédio do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, acesse o site http://www.muarq.sites.ufms.br/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS