Com foco na sustentabilidade e arte indígena, artista lança editorial de moda

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Moda e Tendências | Lucas Arruda | 09/07/2021 11h25

Com foco na sustentabilidade e arte indígena, artista lança editorial de moda

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Emilia Leal se encontrou com a arte ainda na década de 1980 e há cerca de 7 anos converge seu trabalho com a moda. No dia 14 de julho, às 19h, ela lançará o editorial Verão Eco-Fashion, de sua marca Emilia Leal Arte Nativa, junto ao site www.emilialeal.com, onde venderá suas peças. O evento será online e pode ser acompanhado por meio do Instagram da marca (@emilialealartenativa). Além dela, estará presente a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS, Katienka Klain.

O editorial tem como proposta apresentar os biquínis eco-fashion da marca Emilia Leal Arte Nativa, que são produzidos a partir da sobra de resíduos industriais de couro tratado, o que mostra que a marca preza pela sustentabilidade, utilizando um material que iria para o lixo, impactando a natureza. Os modelos possuem estampas exclusivas, inspiradas nas iconografias indígenas, pintadas à mão pela artista criadora da marca.

“Esse editorial veio a calhar por dar a oportunidade de transformar o meu trabalho num comércio, já que antes eu vendia minhas peças em feiras e com a pandemia fiquei sem rumo. Agora, vou migrar para o virtual, terei como escoar minhas peças, profissionais vão me acompanhar e minha marca vai chegar a muitos lugares que antes nem sonhava”, avalia Emilia.

A produção das peças é feita em parceria com pequenas artesãs de Campo Grande, que fazem o acabamento em crochê. Além disso, a estilista compra artesanatos dos indígenas sul-mato-grossenses para dar de brinde a compradores que adquirem mais de duas produções suas.

“Fui pesquisando até encontrar as crocheteiras profissionais de Mato Grosso do Sul, que vendem seus produtos na Praça dos Imigrantes, no Centro da Capital. Com os indígenas, eu tenho contato desde a infância com a etnia Wajãpi, nasci em Macapá (AP) e tenho ascendência ribeirinha, fui beber nas fontes das minhas raízes. Também sou ativista da causa indígena e minhas pinturas são baseadas em sua iconografia, então mantenho essa parceria com eles para pagar e divulgar seus trabalhos”, pontua.

Com todos esses cuidados na confecção, cada peça da marca é única, tendo agregado seu valor artístico ao consumo sustentável. “Temos que adquirir produtos com consciência. O momento é de reaproveitar, reciclar, deve haver essa informação no consumo”, considera a artista.

Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Morena Cultura e Cidadania, promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

História

Emilia Leal Arte Nativa é a marca desenvolvida pela artista macapaense radicada em Campo Grande desde 1983. Ela começou há cerca de 7 anos, quando foi convidada a participar do coletivo Obá, em Campo Grande. No início produzia acessórios: colares, brincos e braceletes. Com o tempo, começou a trabalhar com biquínis, que se tornou sua grande paixão. “O biquíni foi um encontro total, quero vender biquíni para sempre”, garante.

Sua inspiração para o design das peças de banho são os biquínis dos anos 1970. “Gosto muito dos modelos de Lenny Niemeyer, uma das mais famosas estilistas de biquíni do Brasil. Me inspiro nela em tudo, até no modo de como vender meus produtos”, conta Emilia.

Desde sua concepção a marca promove os conceitos de sustentabilidade em todas suas peças. “Temos que libertar o meio ambiente dessa tonelada de lixo que produzimos atualmente, gosto de saber que assim estou fazendo alguma coisa pelo planeta”, finaliza.

Serviço – O lançamento do editorial será no dia 14 de julho, pelo Instagram (@emilialealartenativa), às 19h. Para comprar os produtos da artista acesse o site www.emilialeal.com.

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