Moda e Tendências | Da redação | 11/12/2015 11h18

Caderno Movimentos é tema do Ciclo do Projeto Inova Moda

Compartilhe:

O branco, os tons azuis e terrosos são as cores que predominaram na coleção Movimentos – Verão 2016/2017, que foi lançada nesta quarta-feira (09/12) em Campo Grande (MS) pelo Senai em parceria com o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS. A coleção integra o 4º Ciclo do Projeto Inova Moda e faz parte do “Caderno Movimentos”, que traz as principais tendências para o verão 2016/2017 no Brasil.

Segundo o gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, o Projeto tem como finalidade aumentar a competitividade da indústria têxtil e do vestuário, apresentando um portfólio de ideias aos empresários do setor de confecção, acessórios e calçados. “Nossa missão é auxiliar o empresário da moda e mostrar o que teremos de inovação nas próximas coleções. O caderno de criação poder servir como referência na produção de suas coleções”, afirmou.

O presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso, destaca que o Inova Moda aborda as tendências de comportamento, consumo, moda e mercado para as micro e pequenas empresas de confecção e moda de Mato Grosso do Sul. “Ao disponibilizarmos o Caderno Movimentos, estamos contribuição com a orientação dos empresários para o desenvolvimento de produtos diferenciados e de alto valor agregado”, afirmou.

Palestra

Ainda durante o lançamento do “Cadernos Movimentos”, foi realizada uma palestra com a consultora de moda do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do Senai de Campo Grande, Hanna Viana. De acordo com a coordenadora do CTV Empresa do Senai de Campo Grande, Ivana Jambersi, a palestra gerou conhecimento e motivou quem deseja busca inspirações e conceitos da estação. “Com isso, elas podem trazer essas propostas para a realidade das empresas, na adequação das tendências de cores e materiais”, declarou.

Já Hanna Viana destacou que as peças artesanais e os tons terrosos são os destaques para o desenvolvimento da coleção 2016/2017, uma tendência internacional e do Brasil. “O branco total também será muito explorado. Outro destaque é a valorização dos cortes, recortes e texturas da peça, além do tema ecológico desenvolvido em tons azuis”, disse.

Ela completa que os empresários e estudantes do segmento têxtil, moda e criação tiveram a oportunidade de ouvir sobre o projeto, a construção dos conceitos que nortearam a concepção da coleção Movimento e a proposta das estampas, cores, cortes, texturas e objetos para coleção Verão 2016/2017. “A apresentação do caderno pode subsidiar o processo de inspiração e criação no desenvolvimento de novos produtos”, declarou.

Empresários

A palestra trouxe dados sobre o processo de criação e tecnologia com enfoque nas mais modernas e atuais tendências de moda e os participantes aprovaram a iniciativa. A empresária Suzana Ferraz, que atua no ramo de lingerie, disse que está buscando sua identidade e o caderno de moda deve ajudar nesse processo. “Desde a escolha de cartelas de cores, formas, tecidos. Cada detalhe é importante para criar um produto diferenciado e que seja mais próximo do meu público, que é alternativo”, falou.

Já a estudante de moda Zélia Maria de Souza Silva está abrindo uma empresa de uniformes executivos e busca informações que possam ajudá-la com novas ideias. “Eu já abri meu negócio, mas ainda não comecei a produção. Espero terminar a faculdade e buscar referências para começar a produção que é feita sob medida”, pontuou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS