Moda e Tendências | Da redação/com Assessoria | 04/11/2014 17h09

Bocaiuva Moda Criativa e Design Artesanal acontece no dia 15

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Por meio do patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece de 12 a 15 de novembro, das 16h às 22 horas no Complexo Cultural da Estação Ferroviária - Esplanada da NOB, em Campo Grande, a Bocaiuva Moda Criativa e Design Artesanal – Edição Tropical, uma feira de moda alternativa, hype e artesanal, acessórios e design produzidos no Estado.

Em sua terceira edição, a Bocaiúva promoverá uma mostra do design local, apresentando ao público a novíssima produção de jovens profissionais, empreendedores e micro empresários, parceiros e aprendizes, marcas e coletivos de criadores, artistas, estilistas e profissionais ligados à arte e criatividade para apresentar e comercializar seus produtos. Também estão previstas atrações culturais ao longo dos quatro dias de evento.

O local escolhido tem história a cada metro quadrado. A Bocaiúva se instala na NOB colaborando para a valorização do centro histórico como área de lazer e fazer cultural, contando ainda com a parceria do Hotel Gaspar, histórico referencial de hospitalidade em Campo Grande.

Na edição Tropical mais de 30 marcas apresentam sua produção em moda, decoração e gastronomia durante quatro dias com shows, intervenções, DJs, vídeo instalações e muitas surpresas boas.

Na Bocaiuva o público vai encontrar desde os trabalhos de Ilton Silva, Bugres de Conceição e Índio, coleção de roupas inspiradas em Cores e Mitos; móveis e decoração com design exclusivo a partir de tambores, vidros descartados e pallets; até as peças produzidas por Maria Auxiliadora, uma educadora indígena Terena que trará cerâmicas Kadiweu e Terena; acessórios e roupas cheios de estilo; além de cultura e informação fruto da diversidade de linguagens de jovens artistas que produzem independente do circuito de projetos em editais. Música, artes visuais, arte urbana, jovem e contemporânea, moda e estilo ganham vitrine e projeção durante quatro dias de intensa programação.

Com produção da Pasárgada Arte e Cultura, a Bocaiuva incentiva o desenvolvimento e a profissionalização do talento de profissionais que apresentam sua história a partir da prática do fazer autoral e independente, como é próprio deste momento histórico em que se formam coletivos, grupos colaborativos, a partir de afinidades estéticas e objetivos comuns.

A articulação tem acrescentado significativos avanços à vanguarda de Campo Grande nas áreas de criação visual, roupas, acessórios, objetos, móveis e já deixou sua marca em diversas ações, como nos eventos Luz na Rodô (julho/2013), Mercado Mundo Mix – Festival de Inverno de Bonito (agosto/2013), Bocaiúva Moda Criativa (dezembro/2013), Festas na antiga rodoviária, Feiras do Gaveta Brechó e Afins e Touché Pop, além de outras lojas colaborativas onde se criam e produzem de maneira independente ações que mobilizam o público a ocupar espaços diferenciados e conhecer novas formas de lazer cultural.

Como resultado do esforço de organização, a Bocaiúva ganhou espaço na programação do 15º Festival de Inverno de Bonito, realizando a ocupação e produção do Galpão Bonito, um importante passo de auto-organização e a consolidação deste mercado.

Confira os participantes da Bocaiuva Moda Criativa e Design Artesanal – Edição Tropical:

A La Gabi Dias: Peças descartadas da vida moderna ganham um novo hype para continuar na ativa! Roupas, decoração e brinquedos customizados.

Arigatô: produtos personalizados em presentes, utilidades, decoração residencial eoffice.

Arte Indígena: Cerâmicas Terena e Kadiwéu, colares, artesanatos, brinquedos indígenas.

Arte Vinil / Índias: A marca Arte Vinil remete aos anos 60 e é inspirada na ideologia paz e amor. Índias tem sua produção ligada à natureza. Roupas Tiedye; filtros dos sonhos; mandalas de tecelagem; biojóias; plantas em objetos reciclados; esculturas em gesso.

Ateliê Juan Silva e Ilton Silva: Pinturas de Juan Silva e Ilton Silva, Bugres da Conceirção e de Abílio, Coleção Cores e Mitos de roupas.

Campo Grande a Tiracolo: produtos confeccionados com lona de malote. Bolsas, tênis, tapetes e outros objetos reciclados.

Capela Fashion: moda jovem, com identidade própria, roupas exclusivas com estilo urbano. Os produtos são criados com design e carácter vanguardista no uso das matérias-primas em camisas, camisetas, calças, blazers, bermudas, cuecas e tops.

Casa do Vidro: uma fabrica de reutilização de vidros na cidade de Bonito que tem como matéria prima vidros descartados do paraíso ecológico, criando objetos que rompem a barreira do cotidiano. Peças exclusivas e inusitadas surgem de garrafas e utensílios descartados de vidro, da xícara ao lustre, iluminação, decoração, utensílios domésticos e personalização em produtos únicos de estética original com foco na sustentabilidade e preservação ambiental. www.casadovidrobonito.com.br- https://www.facebook.com/FabricadoVidro.

Chica Buena: aliando ideias fashionistas com requinte e luxo, o principal atrativo é a exclusividade de cada peça. Bolsas artesanais de tecidos diferenciados e couro ecológico, feitas a máquina de costura, com bordados manuais.

Chroma: Relógios e bolsas com design e autenticidade, trabalhados em couro de todas as cores e texturas, utilizando a mistura de elementos como fonte de criação e exclusividade das peças. Seu conceito de moda é: estilo, personalidade e praticidade.

Cleyton Fernandes: A marca Cleyton Fernandes foi criada com intuito de renovar conceitos por meio de peças exclusivas para a nova geração de mulheres fortes, confiantes, femininas e elegantes, com tecidos e estampas originais e bordados artesanais em camisas, vestidos, calças, saias e acessórios.

Comitiva Cultural - Aqui Tem Arte Pantanal: um movimento que reúne vários grupos produtivos de moda e assessórios do município de Corumbá e região, fortalecendo o desenvolvimento local através de estratégias que agregam produtos inovadores e diferenciados. Camisetas, calças, saias, vestidos da grife "Tia Laura", bolsas de malote da "Vila Moinho", bolsas e assessórios de couro de peixe do "Amor Peixe".

Cris Carioca: panos indianos, móbiles, vestidos, pantalonas, batas e acessórios multimarcas.

Dona Arteira Ateliê: sabonetes artesanais, aromatizadores de ambiente, sachês aromatizados

Estúdio Vespa: apresenta a criação dos irmãos Fábio Mauricio e Ghva. Fábio é estilista, graduado em moda pela universidade Anhanguera Uniderp. Desenvolve roupas exclusivas, feitas com tecidos vintage com modelagem moderna e bordados rebuscados com mix de materiais, inspirado nos anos 80 e no futuro, com forte pegada Rock e noturna. Ghva é artista plástico com criação em peças que mixam o regional e o universal. O Estúdio Vespa é referência em figurinos, cenários, produção de eventos e editoriais, nas áreas da moda, música e audiovisual.

Gaveta Brechó e Afins: um espaço voltado para moda sustentável e independente em Campo Grande. Criado há mais de quatro anos, conta com brechó e venda de produtos de marcas e artistas independentes. O Gaveta promove feiras e bazares em parceria com outros espaços e marcas.

JasmiMandalas: Os "Ojos de Dios" são mandalas tecidas em lã e varetas de bambu, um símbolo cultural e místico de origem indígena Huichol, povos do oeste do México; os quatro pontos principais representam os elementos: Terra, Fogo, Água e Ar, em mandalas com diversos formatos e cores.

Jóias do Pantanal e Guavira Brasil: biojóias e presentes artesanais em chifre lapidado são os produtos criados por Isabel e Verhuska, que utilizam técnicas para a confecção que dispensam produtos químicos, reutilizando um subproduto do gado, que normalmente é descartado de forma inadequada, preservando e resgatando a técnica tradicional da confecção de peças em chifre. Desse trabalho surge a Guavira Brasil. O Instituto Ressoarte (ONG), juntamente com a Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura) implantou no início de 2014 o Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra – NUFAC Mato Grosso do Sul, em Anastácio, que integra uma rede de 10 núcleos implantados em todo o país. Dentro do NUFAC está sendo ministrado o curso "artesãos de biojóias", ministrado pela prof. Isabel Muxfeldt (Jóias do Pantanal) com 30 alunos. O resultado está na criação de moda e produtos decorativos com reciclados (pet, redes de pesca, lacre de cerveja e refrigerante, sobras de couro) com temas da cultura local. Uma moda que cria tendências e valoriza a cultura, a produção coletiva, geração de renda e a criação de núcleos de produção.

Jorge de Barros ARTES: criação, produção e comercialização de produtos nas áreas de artesanato, artes plásticas e teatro. Peças artesanais com reaproveitamento de materiais recicláveis: bonecos e fantoches artesanais em espuma e recicláveis, esculturas (máscaras) com resíduo lenhoso do cerrado, acessórios para moda (colares, pulseiras e chaveiros) em aroeira e pedras brasileiras.

Kenzo MinataUpcycling Design: inovação e sustentabilidade em produtos com design único, utilizando materiais descartados como tambores de óleo, pallets, garrafas, pneus e descartes eletrônicos na confecção de poltronas tambor, estantes tambor, mesas pallets, lustres e abajures de garrafas.

Mauro Yanaze Cerâmica: esculturas e acessórios em peças de cerâmica artisticamente trabalhadas.

Sandra Padilha: reciclagem e customização em acessórios, roupas e imagens sacras.

Sanens Lingerie e Fitness: a marca nasceu para atender às de mulheres que prezam por qualidade e conforto sem deixar de lado a sensualidade e o estilo em lingeries, leggins e tops.

Subcultura Records: Raridades em LPs, CDs, DVDs, livros, quadros, miniaturas, bolsas e camisetas de artistas independentes.

Tapetarte /FitoAroma/Camila Terena: TapetArte traz trabalho manual com arte expressa em cores e formas; a Fitoaroma vem com sabonetes com bucha caipira, argila e óleos essências; Camila Terena- Biju indígenas com sementes e fios de palhas, peças de mosaico terena.

Touché: Camisetas, vestidos, calças, shorts e bolsas, apostando no talento de jovens designers para a criação de estampas que valorizam a vanguarda e a urbanidade, com temas ligados à cultura brasileira e suas matizes, à cultura de rua e suas expressões.

Viva Rua! O coletivo é composto por artistas e pessoas de diferentes linguagens da cultura e arte urbana que tem a preocupação de desenvolver e difundir seus ideais através de produtos de arte, moda e design. Criatividade e exclusividade em camisetas, bonés, vestidos, bermudas, calças, acessórios, calçados, telas, móveis e objetos.

Zaraflor: As roupas da Zaraflor são feitas para as mulheres que usam a moda não como regra, mas como fonte de inspiração para valorizar seu estilo individual. Roupas femininas, eco carteiras, utilidades e decoração a partir de recicláveis.  http://www.zaraflor.com.br

 

Na gastronomia:

 

Fatto in Casa: Geleias, biscoitos e conservas artesanais italianas. www.facebook.com/produtosfattoincasa.

Flor do Mato Cozinha Vegetariana: alquimias “culinarísticas” que juntam a beleza da simplicidade com o requinte dos sabores da culinária vegetariana. Cada quitute é feito artesanalmente, desde a escolha das matérias primas - preferencialmente integrais, orgânicas e de produção local - até o detalhe final de cada alimento. Salgados e doces vegetarianos.

Picolé Frutos do Mato: produção artesanal de picolés de frutas regionais, sem utilização de corantes e aromas artificiais, com o foco especial em frutas do Cerrado como guavira, bocaiuva, pequi, cumbaru, mangaba, graviola, cajá, caju, em aproximadamente 40 sabores. Um trabalho voltado para os cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Sabores Noturnos: um mix de sabores explosivos. Culinária tropical recheada de sabores exóticos e deliciosos.

 

Programação completa:

 

Quarta-feira 12/11

16h Abertura da feira

19h30h Abertura oficial

20h Desfiles

DJ Mário Francis

22h Encerramento

 

Quinta-feira 13/11

16h Abertura da feira

20h Desfiles

DJ Mário Francis

22h Encerramento

 

Sexta-feira 14/11

16h Abertura da feira

17h às 20h Editorial de moda ao vivo, por Fábio Maurício e Monique Zuanazzi

21h Show: Alquimistas

22h Encerramento

 

Sábado 15/11

16h Abertura da feira

18h às 22h Vídeo Mapping na fachada por Rafael Mareco

21h Show: The Aristocats - Show Acústico

22h Encerramento

 

Todos os dias:

Instalação-decoração para Bocaiúva Tropical por Ghva/ Estúdio Vespa

Big Fun – Fachada, projeção de vídeos e instalação por Gabi Dias

DJ Modesto Seletor

Hotel parceiro do evento: Hotel Gaspar

 

Artistas da programação:

DJ Mário Francis - Discotecagem nos desfiles. Influenciado por elementos do mundo inteiro, criando sets com misturas dançantes desde DJs famosos até selos de música eletrônica consagrados. Gosta de buscar novas tendências o tempo inteiro pelo mundo a fora, e claro, tudo em função do público, gerando sempre uma bela vibe.

 

DJ Modesto Seletor - Discotecagem na feira. Radialista e Sonoplasta, DJ Modesto Seletor (Fábio Castro) coloca na pista novos e já conhecidos sons de vários gêneros do groove. Pesquisador da vertente mais cool da música negra e de suas variações ao redor do mundo, suas apresentações criam uma atmosfera lounge, mas ainda sim dançante com sets de Música brasileira Jazz, Hip-hop e Afrobeat.

 

Gabi Dias - Instalações Big Fun. Publicitária, videomaker e artista plástica, Gabi Dias é formada em Publicidade e Propaganda. Produtora audiovisual cadastrada na ANCINE, em sua experiência pode-se destacar: o prêmio no Salão de Arte MS 2010 com o videoarte "Caixinha de Música", finalista concurso Tela Digital 2011, TV BRASIL com o curta "Casal Moderno", premiada melhor videoclipe ROCK DO MATO MTV 2011 com "Malditos Cromossomos - Jennifer Magnética", convidada para a Mostra de Cinema "Cinearte com Gabi Dias" no Festival de Inverno de Bonito-MS, selecionada no Movimento Hot Spot 2012 com o projeto "Repaginando", selecionada para a Mostra de Cinema FESTCINE com o curta "Projeto Big Fun - O FILME".

 

Rafael Mareco - Vídeo Mapping

 

Os Alquimistas: um trio psicodélico formado por teclado (Leota), contra-baixo (Perim) e bateria (Boloro). As vozes estão por conta de todos os três, que são altamente influenciados pela tropicália e psicodelia brasileira. Mutantes, Spectrum, Júpiter Maçã, Ronnie Von, Donovan, Beatles, Stones, Syd Barrett e Velvet Underground estão entre suas principais influências. A proposta da banda é a viagem sonora causada pelo caleidoscópio de sons da música e suas composições buscam trazer caráter onírico e (por quê não?) cômico da vida. Tubos de ensaio, chapéus, flores, fumaça, magia e psicodelia. Os Alquimistas estão chegando...

 

The Aristocats: Show Acústico de encerramento - O visual retrô e a energia das raízes rock and roll são os ingredientes que formam o som The Aristocats.  Com Marcelo Rezende (baixo acústico), Rodrigo Garms e Jolivete Fontoura (guitarras), Felipe Lira (bateria) e Aline Calixto (vocal), as influências são as mais variadas possíveis e vão desde swing jazz passando pelo rockabilly até o flerte com o blues. The Aristocats levam seu som onde quer tenha gente para ouvir um pouco do visceral rockabilly numa proposta nova, sob medida para os fãs do bom e puro rock.

 

Contatos para a imprensa:

Camilah Brito – (67) 8182 2585

Pasárgada Arte e Cultura –(67) 9600 2551 – Caroline Garcia

https://www.facebook.com/bocaiuvamodaedesign.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS