VI Concurso Nacional Literário Infantil anuncia nova data para envio das obras

"/>
Literatura | Erick Santos | 02/08/2021 11h26

VI Concurso Nacional Literário Infantil anuncia nova data para envio das obras

Compartilhe:

A organização do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2020/21 - informa que as crianças interessadas em participar do concurso agora têm até 8 de dezembro de 2021 para enviar seus trabalhos. Apesar das dificuldades enfrentadas nesse período de pandemia pela Covid-19, o andamento do Concurso não foi cancelado e centenas de trabalhos já foram recebidos.

O Prêmio Espantaxim tem como objetivo principal despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita. Podem participar do concurso "pequenos autores" com idade entre 7 e 12 anos, estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. Por conta dos impactos causados pela pandemia na rotina escolar, a edição de 2020/21 vai aceitar, excepcionalmente, trabalhos enviados por jovens escritores de até 13 anos.

Não há necessidade de inscrição para participar do Prêmio Espantaxim. O envio da obra pelo pequeno escritor, em um dos formatos aceitos pela organização do concurso (redação, mensagem ou poesia), já configura sua participação.

A autora e escritora Dulce Auriemo conta que mesmo com a pandemia e o fechamento temporário das escolas, a organização do Concurso recebeu centenas de trabalhos. "Isso nos anima e mostra que mesmo com as restrições do momento, as escolas retornam incentivando seus alunos e os pequenos autores continuam a demonstrar interesse em compartilhar suas obras e talento com outros participantes do Prêmio", comenta.

Este interesse, segundo Dulce, precisa ser sempre estimulado. Para ela, assim como a natureza, que se transforma a cada estação, as crianças precisam ser incentivadas à reflexão sobre as possibilidades do novo ciclo, que representa um recomeço. Por isso, a realização do concurso Espantaxim, nesse momento de retomada, é oportuna. "Queremos oferecer uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual das crianças, introduzindo em seu universo o mundo mágico do pensamento versus linguagem", completa.

O regulamento completo do Prêmio Espantaxim 2020/21 conta com o Portal do Professor com dicas e informações que ajudarão o professor na orientação dos alunos e no desenvolvimento dos trabalhos. E pode ser consultado neste link.

Dentre os textos enviados, 250 serão escolhidos e premiados como Vencedores, Destaques ou Selecionados. Seus autores são considerados todos vitoriosos e subirão ao palco para receber seus prêmios. Os vencedores e destaques receberão o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado às crianças. Além de receberem a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim.

E todos os premiados: vencedores, destaques e selecionados vão receber 3 exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2020/21: um livro especialmente preparado com os manuscritos originais dos trabalhos premiados no concurso e, também, devidamente digitalizados e revisados conforme a norma culta da Língua Portuguesa. E ganharão, como nas edições anteriores, o exclusivo e cobiçado boneco do personagem Espantaxim.

A Cerimônia de Entrega do VI Prêmio Espantaxim será realizada em alto estilo, em 2022, em São Paulo, em data e local a serem divulgados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS