Literatura | Da redação | 17/11/2018 12h00

UFGD seleciona bolsista para projeto de revitalização do Acervo Pereira Lins

Compartilhe:

A Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e Biblioteca Central da UFGD darão continuidade, em 2019, ao projeto de Revitalização do Acervo Pereira Lins e, para isso, estão selecionando um bolsista de extensão neste mês de novembro. Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora do projeto, professora Thissiane Fioreto, pelo email thissianefioreto@ufgd.edu.br. As atividades consistem em palestras e visitas guiadas de estudantes da rede pública de ensino à Biblioteca da UFGD e ao acervo, higienização, registro e catalogação dos itens (materiais bibliográficos, discos, periódicos e outros).

O acervo com cerca de 5 mil títulos, que pertenciam ao professor José Pereira Lins, foi adquirido em 2009 pela UFGD e conta com raridades de valor inestimável, tanto no aspecto cultural, quanto no aspecto histórico, que são praticamente desconhecidas da comunidade acadêmica, sobretudo de interesse dos acadêmicos de Letras e da comunidade escolar de Dourados. O projeto de revitalização do acervo teve início em 2018 e todo o material vem sendo padronizado, organizado e divulgado para, além de colaborar com o aspecto educacional, preservar a memória e a cultura de Dourados, na figura do professor.

Quem foi o Professor Lins

José Pereira Lins ficou conhecido por ter desempenhado não apenas atividades docentes, mas também por atuar como importante mediador cultural na educação e produção literária sul-mato-grossense, em particular em Dourados. Conhecido como Professor Lins, nasceu no Estado da Paraíba, em 05 de fevereiro de 1921 e chegou a Dourados na década de 50 para fundar o colégio Osvaldo Cruz, uma filial da matriz que já funcionava em Campo Grande.

Foi alfabetizado pelo irmão, uma tradição das famílias da época em que o filho mais velho repassava o conhecimento para os outros irmãos. Em 1938, veio para o então Mato Grosso e se instalou em Campo Grande com a família. Ali terminou o Ginásio e mudou-se para Curitiba, onde pretendia estudar para ser engenheiro, mas seguiu o conselho de um amigo que disse que ele deveria ser professor. Em 1952, formou-se em Letras Neolatinas, retornou para Campo Grande, trabalhou na Osvaldo Cruz, até que recebeu o convite para abrir uma filial Dourados.

Em Dourados, o professor Lins lecionou na Escola Estadual Presidente Vargas e no Centro Universitário de Dourados (CEUD). Recebeu o título de cidadão douradense, cidadão Itaporanense e, ainda, de cidadão sul-mato-grossense, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado.

Foi fundador e presidente da Academia Douradense de Letras e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Como escritor, tem livros publicados na área de literatura e teologia. Entre os livros de autoria do escritor, estão: Do Livre Arbítrio e da Soberania de Deus (Teologia); Lobivar Matos: o poeta desconhecido (ensaios literários em co-autoria); Conceitos (ensaios de crítica literária); Hélio Serejo... Sublime Poema: vida e obra; O Sol dos Ervais - Exaltação à obra literária de Hélio Serejo (ensaios literários); Tudo passa sobre a Terra (crônicas); As Aves de Arribação; Os Olhos de Deus; Panacéia: máximas, provérbios e... (o que passar pela cabeça do leitor!).

José Pereira Lins possuía um grande acervo literário em sua colação particular e também dos livros do Colégio Osvaldo Cruz. Todo o seu acervo está hoje na Biblioteca Central da UFGD.

Membros da equipe de execução do projeto

Coordenadora: Thissiane Fioreto (Docente – FACALE/UFGD)

Orientadoras: Alexandra Santos Pinheiro (Docente – FACALE/UFGD) e Milenne Biasotto (Docente – FACALE/UFGD)

Bibliotecários: Paulo Gonçalves de Araujo e Anderson Avila Piassarollo

Bolsista: Nattiele Vieira de Lima (Discente – FACALE/UFGD)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS