Literatura | UFGD | 29/12/2020 12h04

UFGD publica livros: 'O Equilibrista' e 'O que Contam esta Mulheres?'

Compartilhe:

Durante muito tempo, as representações femininas na literatura que ganhavam destaque eram, em sua maioria, construídas por homens, fossem elas heroínas, vilãs, musas ou promíscuas. Diante disso, os professores Alexandra Santos Pinheiro, da UFGD, Lourdes Kaminski Alves e Antônio Donizeti da Cruz, ambos da Unioeste, reuniram em um só livro diversos trabalhos que analisam obras escritas por mulheres latino-americanas.

“O que contam estas mulheres? Memória e Representação na Literatura Latino-Americana” apresenta vozes de diferentes épocas, países e culturas que romperam o silêncio, por meio da escrita ou da narrativa oral, para representar temas como colonização, ditaduras, confronto étnicos e de relações de gênero.

O objetivo dos organizadores destas múltiplas vozes é de que “a leitura possa inspirar novas investigações acerca das escritoras analisadas e de tantas outras literaturas de mulheres que, ao escreverem, permitem a ressignificação do tempo, do espaço e da própria vida”.

O livro foi publicado pela Editora Pontes e pode ser adquirido pelo site: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1160.

O EQUILIBRISTA

“O equilibrista” é a primeira obra da escritora paraguaia Susana Gertopán a ser traduzida para a Língua Portuguesa. El equilibrista, no original, foi lançado em 2009, depois da trilogia “El barrio Palestina”, “El nombre prestado” e “El retorno de Eva”, com a qual a escritora se consagrou em seu país. O trabalho de tradução foi realizado também por Alexandra Santos Pinheiro, em parceria com a uruguaia Nahara Gabriela Piñeyro, aluna do doutorado em Biotecnologia da UFGD.

De acordo com Alexandra, Susana explora, em sua literatura memorialística, personagens-sujeitos da diáspora, afastados geograficamente de seu país, mas que mantêm viva a tradição que lhes assegura o lugar de pertencimento. Neta de judeus, a autora apresenta em “O equilibrista” as memórias de três personagens que se encontram em um bar parisiense. Uma fotógrafa, um escritor e uma pintora mergulham no passado, recuperando a maneira com que cada um viveu/sobreviveu à Segunda Guerra Mundial.

Este livro também foi publicado pela Editora Pontes e está disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1325.

FINANCIAMENTO

Os dois livros foram lançados com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS